A Prefeitura de Caraguatatuba realizou ontem (06/08), no auditório da Fundacc, uma cerimônia oficial de recepção dos selecionados para o Curso de Formação para Guarda Mirim.
Além dos 54 aspirantes à Guarda Mirim, acompanhados de seus familiares, participaram do evento o prefeito Aguilar Junior, o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Capitão Campos Júnior, demais secretários municipais, o Capitão da Polícia Militar, Luiz Fernando Oliveira (Comandante da 2ª Companhia de Caraguatatuba) e vereadores, entre outras autoridades.
O professor e coordenador de formação da Guarda Mirim, Daniel Ribeiro de Souza, falou aos presentes sobre o projeto. “Nossa ideia é preencher o tempo dos jovens de forma qualitativa, preparando-os para o mercado de trabalho. Para isso, todos nós fizemos o melhor. E hoje, estou certo, estamos entregando a vocês o melhor projeto possível. Esperamos que, depois dessa primeira turma, muitas outras surjam”.
Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, “esta é uma nova fase na vida destes jovens aspirantes. Há muito tempo o prefeito Aguilar Junior vem idealizando e trabalhando neste projeto. Hoje, ele é uma realidade”.
O secretário Campos Junior aproveitou a oportunidade para relembrar todas as ações que vêm sendo realizadas no sentido de incrementar a segurança no município: mais policiamento, atividade delegada, câmeras de monitoramento, entre outras. Ao agradecer a todos os envolvidos no projeto, Campos Júnior destacou de forma especial as Secretarias de Obras, Educação e Desenvolvimento Social. Fez também menção a Daniel Ribeiro: “Ele não poupou esforços para que esse projeto se tornasse realidade”.
Parabenizando os jovens aspirantes à Guarda Mirim, o prefeito Aguilar Junior contou sobre seu sonho de implantar o programa. “Acredito que é isso que o jovem de Caraguatatuba precisa. Por muito tempo se falou em Guarda Mirim, mas nada foi feito. Quando assumi a administração, não perdemos tempo e colocamos em prática. Acredito que formaremos bons cidadãos. Destas sementes que plantamos hoje, teremos bons frutos amanhã”.
Programa
O Programa de Aprendizagem da Guarda Mirim tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã desses adolescentes. Os participantes também receberão uma bolsa auxílio de 60% do salário mínimo (R$ 572,40), após a conclusão do curso de formação, que terá um ano e seis meses de duração. Nos primeiros seis meses, o adolescente será aspirante à Guarda Mirim e não será remunerado.
Após concluído o curso preparatório, o jovem passa a ser Guarda Mirim e passa receber a bolsa auxílio. A carga horária é de 20 horas semanais, dividida em dois períodos (manhã e tarde). As atividades serão desenvolvidas em horário contrário ao período escolar.
O aspirante à Guarda Mirim (primeira fase) passará pela pré-aprendizagem e formação que contará com conteúdos de disciplinas da Base Nacional Comum, aulas de cultura caiçara, que abordarão aspectos históricos e geográficos da região, em especial Caraguatatuba, além de aulas de legislação, cidadania e atividades e projetos complementares.
Nesta fase os integrantes receberão orientações em temas como Defesa Civil, atividade física, ética, cidadania, noções gerais de direito e direito constitucional, noções gerais de legislação e trânsito, além de noções básicas de ecologia e preservação do meio ambiente.
Já o Guarda Mirim (segunda fase) realizará o curso de formação profissional ministrado por uma instituição ainda a ser escolhida, mediante a legislação vigente, para que os jovens sejam inseridos no mercado de trabalho pelo Projeto Primeiro Emprego, no setor público ou privado.
A sede do programa deverá ficar no prédio do Corpo de Bombeiros, que terá uma sala adaptada para as aulas da pré-aprendizagem, além de contar com outras áreas fundamentais para o funcionamento do projeto.
Até que a sede seja entregue, as aulas serão realizadas na Secretaria de Educação, das 7h30 às 11h30, para quem estuda no período da tarde. E das 13h30 às 17h30, para os alunos do matutino.
A Polícia Civil de Ubatuba, depois de uma investigação que durou seis meses contra o…
A Prefeitura de Caraguatatuba encerrou a Campanha de Intensificação da Vacinação contra a Febre Amarela,…
No próximo dia 30 de novembro, Ilhabela será palco da maior edição da VIBE –…
Na tarde desta sexta-feira (22), um banhista de 37 anos, da cidade de Mococa (SP),…
A Polícia Civil investiga uma ocorrência de disparos de arma de fogo no começo da…
A Serra Antiga da Tamoios é liberada após interdição total. A interdição aconteceu por precaução…