Os professores do Espaço de Apoio Pedagógico Especializado (EAPE) da rede municipal de ensino da Prefeitura de São Sebastião, iniciaram na última sexta-feira (11) o curso de Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual oferecido pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e Idoso (SEPEDI).
Segundo as docentes do curso, Ivani da Silva Bonfim, deficiente visual, e Sandra Lamb, o objetivo é capacitar educadores para atender às necessidades de alunos com deficiência visual no processo de ensino, aprendizagem, e autonomia para atividades cotidianas. Entre os temas abordados, cegueira e baixa-visão, suas causas e formas; orientação e mobilidade, uso da bengala, deslocamentos em ambientes internos e externos; alfabetização pelo método Braille; Soroban, instrumento para cálculo, entre outros. A capacitação terá duração de 30 horas, com entrega de certificados ao término. As aulas ocorrem todas as sextas-feiras, das 10h às 12h e das 13h às 17h, nos dias 11 e 18 de outubro, 1º e 22 de novembro.
Para Ivani, deficiência é eficiência. “Perdi a visão gradativamente. O olho esquerdo, aos 8 anos e, o direito, aos 15 anos. Eu enxergava tudo embaçado, com menos nitidez e as cores desbotadas. Esse curso mostra a sensibilidade e o compromisso da Prefeitura de São Sebastião com o ser humano. O mundo não está preparado para um deficiente, mas nós podemos adequá-lo, esta capacitação é um excelente exemplo, resumiu.
A coordenadora do EAPE, Mariana Cubas, avaliou a capacitação. “É muito importante. Nós somos um grupo de professoras da educação especial e nós precisamos nos capacitar para melhorar o atendimento aos nossos alunos com deficiência”.
“Atualmente não tenho aluno com necessidades especiais, mas a qualquer momento, pode chegar um estudante na escola, e nós temos que estar preparados”, afirmou Mari Valença, professora da escola Solange de Paula e EMEI Pônei Azul, localizadas no bairro da Enseada, na Costa Norte de São Sebastião.
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), promove no dia…
Neste domingo (13), Ilhabela será palco da rodada de abertura do Campeonato Paulista de Rugby…
Uma moradora foi surpreendida por um ataque covarde na noite de sexta-feira (11), quando retovava…
Preços do bacalhau ficam mais acessíveis e atraem consumidores A Páscoa de 2025 promete ser…
Jovem de 19 anos, da cidade de Campo Limpo Paulista desapareceu na praia de Maranduba…
Um veículo pegou fogo por volta 18h30, deste sábado (12), na alça de acesso ao…