Prefeitura promove palestra sobre prevenção a autoagressão
A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu na última quinta-feira (01/11) uma palestra sobre os sinais e sintomas da automutilação no ambiente escolar, em parceria entre a Secretaria de Educação, a Secretaria de Saúde e o Comitê Municipal de Vigilância a Violência (Comviv).
Na palestra foi abordada a fase da adolescência e as causas, sinais de alerta e formas de atuação em casos de mutilação. “A ideia é fazer uma ação interativa e abrir espaço para perguntas”, explicou uma das palestrantes Débora Assis de Oliveira Furlan, Técnica de Vigilância de Violências Acidentes (VIVA), que ministrou a palestra junto com a Médica Clinica Geral e Sanitarista, Fátima Aparecida Ribeiro.
A psicóloga do Comviv, Lidia Ferreira, disse que o intuito de trazer a palestra foi para capacitar a rede no sentido de identificar crianças e adolescentes que estejam apresentando sintomas de automutilação dentro do ambiente escolar, e encaminhá-los para um atendimento especializado.
Na palestra participaram profissionais das Secretarias de Assistente Social, de Educação, de Saúde, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente(CMDCA) e Diretoria de Ensino do Estado.
Janaina Santos, do Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação, contou que acompanha alguns casos de adolescentes na escola e na sociedade e que muitas vezes não sabe como lidar com a situação. “Hoje na palestra, recebemos orientação sobre como lidar com essas situações”, destaca.
O Vice-Diretor da EMEF Profº Euclydes Ferreira – CIDE Sul, Diego Roberto Santos, trabalha com alunos do 6º ao 9º ano e falou sobre a relevância do assunto. “A palestra nos fala sobre a importância de termos um olhar atento para o que acontece na escola e principalmente fora dela, uma vez que isso reflete no contexto escolar.”