Prefeitura forma 1ª turma do curso Aquaviários Nível 1 Pescador Profissional

Vinte seis pescadores de São Sebastião receberam, nesta sexta-feira (10), certificados e cadernetas de inscrição de registro (habilitação) do curso Aquaviários Nível 1 Pescador Profissional (POP).

A capacitação é uma parceria entre a Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Educação (SEDUC), do Meio Ambiente (SEMAM) e Centro Integrado Profissionalizante (CIP), vinculado a SEDUC, com a Marinha do Brasil.

Compuseram a mesa, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, Capitão de Mar e Guerra, e Delegado da Capitania dos Portos em São Sebastião, Wagner Goulart de Souza, Paulo Tsutomu Oda, presidente da Companhia Docas que administra o Porto de São Sebastião, secretária-adjunta da Educação, Marta Regina de Oliveira Braz, secretário do Meio Ambiente, Flávio Fernandes, e os vereadores, Pastor Elias e Pedro Renato.

“Essa parceria entre a Prefeitura de São Sebastião e a Marinha do Brasil é impar. Parabéns a todos pela formação e pela dedicação. A Prefeitura vai continuar trabalhando para que essas oportunidades cresçam cada vez mais”, afirmou o prefeito de São Sebastião Felipe Augusto.

O Capitão de Mar e Guerra, e Delegado da Capitania dos Portos em São Sebastião, Wagner Goulart de Souza disse que a parceria foi fundamental para profissionalizar os pescadores. “A parceria entre a Marinha do Brasil e a Prefeitura de São Sebastião foi fundamental para capacitar os pescadores. Como bem foi dito por um dos alunos, eles ganharam conhecimento se tornaram pescadores profissionais, podendo trabalhar em qualquer navio de atividade pesqueira, pois a carteira os habilita a exercer a pesca internacionalmente, e reconhecidamente pela Organização das Nações unidas (ONU)”, argumentou o comandante Goulart.

“Parabenizo a iniciativa do prefeito Felipe Augusto, juntamente a Marinha do Brasil, profissionalizando esses pescadores. O trabalho em grupo, a parceria é muito gratificante”, disse Paulo Tsutomu Oda, presidente da Companhia Docas – Porto de São Sebastião.

João Barreto dos Santos, instrutor, falou da importância do curso. “Essa parceria culminou nesse grande êxito. São 26 formandos que tem habilitação para conduzir embarcações pesqueiras. Eles são habilitados e certificados na função de pescador profissional”.

A única mulher da turma, Andressa Barbosa, 39 anos, bairro Boiçucanga, elogiou a capacitação. “Sou a única mulher a receber a carteira e o certificado de pescador profissional. Estou orgulhosa e honrada. Fui muito bem acolhida pelos colegas e instrutores. Agradeço a Prefeitura de São Sebastião por essa grande conquista”.

David de Deus, 36 anos, pescador do bairro Camburi, avaliou as novas perspectivas que a capacitação ofereceu. “Muita gente que estava na ilegalidade, vai poder exercer a pesca legalmente, ou seja, habilitado. A parceria entre a Prefeitura de São Sebastião e a Marinha do Brasil nos ajudou e muito, a ampliar as opções do setor no mercado de trabalho”, finalizou David.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Divulgação da classificação do processo seletivo da Secretaria de Esportes é prorrogada para dia 9

O governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes, informa que a divulgação…

2 horas ago

Serra Antiga da Tamoios é liberada ao tráfego após mais de 36h de interdição

A Concessionária Tamoios informou que a Serra Antiga (descida) foi liberada ao tráfego de veículos…

13 horas ago

Chuvas em Ubatuba altera cronograma de Escolas Municipais

Confira as unidades que terão aulas suspensas nesta segunda-feira, 7 A Secretaria de Educação de…

14 horas ago

Inscrições para Corrida de Aniversário da Cidade começam na próxima segunda-feira

Os amantes da corrida de rua já podem se preparar e marcar no calendário um…

22 horas ago

SP fará restituição de IPVA a donos de veÍculos roubados ou furtados em 2024

Secretaria da Fazenda e Planejamento reembolsará mais de R$ 24 milhões divididos em quatro lotes,…

24 horas ago

Chuva intensa coloca São Sebastião em estado de alerta e provoca quedas de árvores e falta de energia

São Sebastião entrou em estado de alerta neste fim de semana após registrar chuvas intensas…

2 dias ago