Prefeitura e forças de segurança traçam estratégias para novo modelo de “rolezinhos”
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto se reuniu com os comandos das polícias Militar e Civil, Guarda Civil Municipal (GCM), além da presença de representantes do Conselho Tutelar para tratarem sobre um novo modelo de atuação para os chamados “rolezinhos”.
A reunião nesta quarta-feira (26) serviu para o fomento de estratégias e políticas públicas como alternativas à aglomeração de jovens.
O prefeito Felipe Augusto pediu atenção especial com o rolezinho, e busca espaços para jovens. “Não podemos agir de forma coercitiva, mas protetiva. Considerar nossos jovens e oferecer opções de arte, cultura e lazer, sempre de forma saudável”, comentou.
A aglomeração de jovens, também conhecido por “fluxo”, diminuiu drasticamente na região central, em locais como a Rua da Praia e Praça da Vela. A presença do efetivo da GCM, como da PM, assim como a realização de operações de fiscalização e coerção tem o objetivo de desestimular tal prática e reduzir as ocorrências. Contudo percebe-se uma migração da prática para a Costa Norte do município.
Nesses movimentos, organizados por meio de redes sociais, estão sendo identificadas situações de risco, como venda de bebidas alcoólicas para menores, entre outros.
A Prefeitura de São Sebastião elabora projeto, através do Programa Saúde em Ação, voltado ao adolescente, em ações promovidas por uma equipe multidisciplinar, que agirá em eventos realizados pela própria Administração Municipal.
“Criar um ambiente controlado, sendo que qualquer ação deve ser realizada em operações integradas e em rede. Levando em consideração todas as áreas que podem beneficiar nossos jovens e adolescentes”, comentou o prefeito.
Toda proposta discutida será ainda apresentada para o Ministério Público (MP) para basilar e acompanhar todas as ações.
Por parte da Polícia Civil, estiveram presentes os delegados seccionais José Vinciprova Sobinho e Fabio Vergili, e o chefe de investigadores da Delegacia Seccional, Sérgio Gama. A Polícia Militar foi representada pelos tenentes Aquino – comandante interino, Guedes e Palluri. Também estiveram presentes na reunião as conselheiras tutelares Andréa Hiraoka, Rhaiane Ramos, Rafael Almeida e Maria Helena Torrichelli. Participaram ainda da reunião o secretário de Assuntos Jurídicos, Cesar Zimmer, o secretário de Segurança, Emerson Elias, o comandante da GCM Mauro, a secretária-adjunto de Saúde, Ana Soares e o presidente a Fundação de Saúde, Carlinhos Cravero.