Prefeitura e Estado inauguram CAPS-AD no Perequê-Mirim
A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, entregou oficialmente nesta terça-feira (29/10) o Centro de Atenção Psicossocial Álcool-Drogas (CAPS-AD) do bairro Perequê-Mirim, localizado na Região Sul da cidade.
A cerimônia de entrega oficial da unidade hospitalar contou com a presença do prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, da representante do Projeto Saúde em Ação do Governo do Estado de São Paulo e diretora técnica de Saúde do DRS Taubaté, Mônica Galvão, do presidente da Câmara, Francisco Carlos Marcelino (Carlinhos da Farmácia), do secretário de Saúde, Amauri Toledo, além dos vereadores Vilma Teixeira, Walmir da Olaria, Tato Aguilar, Vandinho e De Paula.
O prefeito Aguilar Junior afirmou que a entrega de mais um equipamento público é uma alegria para a gestão.
“Este é o terceiro equipamento que estamos entregando nos dois últimos anos com base nesta parceria Prefeitura e Estado (UBS Sumaré, CAPS II e agora o CAPS AD). Estamos também ampliando a Casa de Saúde Stella Maris e seguimos ansiosos para a inauguração do Hospital Regional para complemento e retaguarda de todo este trabalho que já vem sendo desenvolvido”, ressaltou.
“Nos próximos meses, com a inauguração da UPA SUL, teremos três portas de entrega para urgência e emergência; além de 54 novos leitos na Santa Casa que já estão em construção. Então, além de abrir portas de entrada; nós também investimos na retaguarda”, relatou.
Mônica Galvão falou sobre a importância da parceria entre Caraguatatuba e o Projeto Saúde em Ação que já inaugura o terceiro equipamento no município fruto desta parceria. “Este é um projeto inovador, que tem uma caracterização de equipamentos modernos totalmente integrados que fortalece a Atenção Básica, a regularização, informatizaçã
O local receberá consultas médicas, Centro de Convivência, atividades recreativas terapêuticas e treinamento de equipes. O Caps AD Caraguatatuba conta com espaço de acolhimento, banheiro adaptado feminino e masculino, sala de atendimento individualizado, sala de medicação, sala de arquivos, posto de enfermagem, sala administrativa, sala de reuniões, sala de grupos terapêuticos, refeitório, convivência, cozinha, vestiário, rouparia, almoxarifado, depósito de resíduos e sala de expurgo.
São investidos no local cerca de R$ 2 milhões, através de verba do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) ao Governo do Estado de São Paulo.
O CAPS-AD será voltado aos pacientes atendidos pela Secretaria Municipal de Saúde, mas também é porta aberta para demanda de pacientes dependentes químicos.