Na manhã da sexta-feira, 6, a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, assinou o contrato para dar início efetivamente à coleta seletiva.
O trabalho será realizado pela Cooperativa de Catadores Coco&Cia, por meio dos valores arrecadados pela TPA – Taxa de Preservação Ambiental. Além disso, uma área municipal foi cedida para a atividade. Com a iniciativa, 400 toneladas de lixo deixarão de ser descartados no aterro sanitário e serão reciclados.
Gilda Godoy, presidente da Coco & Cia, emocionou-se ao relembrar a jornada para chegar até esse momento e destacou a importância da coleta seletiva em nível municipal e mundial. “É uma questão humanitária, pois o catador não consegue renda para se manter e agora eles terão um trabalho com sustentabilidade, com dignidade. Vamos contribuir com a economia também, já que todo dinheiro é gasto na cidade. E não é só essa condição de trabalho, mas também de limpar o planeta, pois as nossas cidades precisam ser limpas. Então é importante a gente aprender a separar e educar. Agradeço do fundo do coração pela assinatura, pois foi tão esperado, é uma vitória, não só para nós, mas para muitas cooperativas e, principalmente, para a cidade e país”
Representantes da Cooperativa de São Sebastião, Coopersuss, consideram a iniciativa e o trabalho da Coco&Cia um modelo para todo o Litoral Norte. “Vamos levar essa referência para lá. É a oportunidade de fazer de fato algo que mude a realidade do público periférico e das comunidades. Que realmente a gente possa mudar vidas”, disse Igor Alves Ribeiro, presidente da cooperativa.
Guilherme Adolpho, secretário da pasta, reforça a importância dessa conquista para Ubatuba como meio de economia, conscientização e relação das pessoas com os resíduos produzidos. “Muito mais que um contrato, a assinatura representa uma prerrogativa socioambiental, cumprindo o plano nacional de resíduos sólidos e também a política municipal de resíduos. Então realizando esse trabalho, estamos incentivando e estruturando o trabalho das cooperativas municipais. É o primeiro projeto da TPA”, conta o secretário.
O prefeito Marcio Maciel (MDB) elogiou a cooperativa pelo seu compromisso com o meio ambiente, economia e sustentabilidade. “Viva as catadoras e catadores! Conheço a Gilda há muitos anos e tenho certeza de que eles vão fazer a diferença por Ubatuba”, finaliza.
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Escola de Governo e Gestão da Secretaria…
O Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto se transformou em um espaço de celebração da…
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, anunciou na última terça-feira (19/11) o descongelamento de núcleos…
Um caminhão baú colidiu no barranco no km 115,5 da Rodovia Manoel Hyppolito do Rego…
Maioria das ações registradas entre julho e outubro está relacionada a registro de candidatura, prestação…
Pesquisa foi divulgada pela CNT A Rodovia dos Tamoios (SP 099) foi considerada a segunda…