Prefeitura de São Sebastião segue com ações do projeto ‘Horta para Todos’
Na terça-feira (4), a Prefeitura de São Sebastião promoveu três ações do projeto ‘Horta para Todos’. A iniciativa é realizada em conjunto pelas secretarias do Meio Ambiente (SEMAM), da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) e de Serviços Públicos (SESEP), em parceria com o Lar Vicentino. O objetivo principal é estimular a criação de hortas comunitárias como uma forma de terapia ambiental e integração social.
As ações foram realizadas no Lar Vicentino, no bairro Portal da Olaria, e nos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Topolândia e Jaraguá, contando com a participação ativa de idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade psicossocial.
Entre as atividades realizadas estão preparo de adubo e o cultivo de hortaliças nos espaços de vivência dos locais. Para o idoso Eduardo José Maria, 69 anos, “a ação contribui para tornar as pessoas mais próximas com a convivência e troca de experiências”.
“Já aprendi muito no primeiro dia, pois nunca havia plantado nada antes. Vamos aprender muito com a equipe da prefeitura e uns com os outros. Precisamos disso para nos manter sempre ativos e de bem com a vida”, completou José Maria.
Retomada do projeto
No dia 11 de maio, o Lar Vicentino recebeu a primeira ação do projeto ‘Horta para Todos’ deste ano, que contou com a utilização de materiais reciclados cedidos pelo Viveiro Municipal. A implantação do projeto trouxe grande alegria aos idosos, que puderam vivenciar essa experiência de forma gratificante.
História e principal intuito do projeto
Desenvolvido pela fisioterapeuta Lidiane Corrêa, o projeto foi agregado ao ‘Horta Inclusiva’, realizado pela SEPEDI, SEMAM e SESEP. Criado em 2018, a iniciativa foi interrompida pela pandemia de Covid-19, sendo retomado em 2022.
De acordo com o chefe de divisão, Alex Damasceno, a ideia principal do projeto é utilizar a horta como terapia, por meio do contato com a natureza e a integração social, proporcionando aos idosos a sensação de bem-estar e melhoria da autoestima.
“A intenção é realizar uma vivência ambiental com os idosos para incentivá-los a se manter ativos e em contato com a natureza”, comentou Damasceno. “O apoio da Divisão Socioambiental da SEMAM está sendo fundamental para realizarmos esse projeto”, completou o coordenador.
A nutricionista do Lar Vicentino, Daniela Barros, destacou que as hortaliças plantadas no espaço serão livres de agrotóxicos e vão fazer parte do cardápio da turma que gosta muito de se alimentar bem.
“A rúcula e a ora-pro-nóbis que estão sendo plantadas aqui têm um aporte maior de ferro que é um mineral muito importante para a prevenção de anemia. O tomate que todos os idosos gostam é rico em licopeno que pode ser um agente preventivo ao câncer de próstata. Então, a alimentação deles precisa ser baseada em vegetais para seguirem com uma longevidade”, explicou a nutricionista.
No mês de agosto, está prevista a realização das próximas edições do ‘Horta para Todos’ nos mesmos locais.