A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realiza nesta sexta-feira (11/4) uma ação de bloqueio ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, na Vila Sahy, Costa Sul da cidade, a partir das 9h. A iniciativa visa cumprir as medidas adotadas pelo decreto que estabelece situação de emergência municipal por conta da doença. Diante desse cenário, a recomendação é redobrar a atenção da população e reforçar as ações de combate ao mosquito transmissor.
O decreto, assinado pelo prefeito Reinaldinho Moreira, acompanha o decreto estadual do governador Tarcísio de Freitas, que decretou a situação emergencial em todo o Estado. Pelo cronograma, os agentes irão realizar uma ação de bloqueio contra os criadouros do mosquito, com orientações aos moradores e a eliminação de criadouros em casas, ruas, terrenos e áreas públicas com potencial risco.
Além disso, também haverá nebulização e a aplicação do fumacê nos bueiros e valas. Também será montada uma barraca em que os agentes estarão fornecendo orientações a população.
A secretária de Saúde, Laysa Pires, explicou que essas ações contra o Aedes aegypti são essenciais para manter o vetor da doença sob controle. “Incentivamos a participação dos moradores a fazer sua parte verificando os locais com água parada em suas casas, pois só assim venceremos o Aedes”, disse a secretária.
Atualmente, São Sebastião registra 538 casos positivos de dengue, que é considerada uma doença de notificação compulsória que pode evoluir para casos mais graves, levando, inclusive, à morte. O decreto municipal estabelece justamente as diretrizes gerais para a execução de novas medidas de enfrentamento ao mosquito. “Esse monitoramento nos permite agir de forma mais rápida e eficiente caso haja um aumento nos números”, disse a secretária adjunta da Saúde, Mara Abreu. “Estamos trabalhando intensamente para conter o avanço da doença”, afirmou.
Os agentes da prefeitura atuarão em parceria com Associação de Moradores da Vila Sahy (amovila) na ação desta sexta-feira.
Confira as principais dicas para conter o Aedes aegypti na sua casa:
– Manter caixas d’ água, tonéis e outros reservatórios bem vedados e limpos
– Colocar areia nos pratinhos dos vasos de planta
– Não acumular sucata e entulho em casa, além de amarrar bem os sacos de lixo
– Instalar telas em janelas e portas
– Usar mosqueteiros em cima de camas e berços
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), promove no dia…
Neste domingo (13), Ilhabela será palco da rodada de abertura do Campeonato Paulista de Rugby…
Uma moradora foi surpreendida por um ataque covarde na noite de sexta-feira (11), quando retovava…
Preços do bacalhau ficam mais acessíveis e atraem consumidores A Páscoa de 2025 promete ser…
Jovem de 19 anos, da cidade de Campo Limpo Paulista desapareceu na praia de Maranduba…
Um veículo pegou fogo por volta 18h30, deste sábado (12), na alça de acesso ao…