Categories: CidadesSaúde

Prefeitura de São Sebastião realiza ações contra a dengue no Itatinga e Varadouro e segue com USFs sentinelas abertas até às 20h

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), promove ações de controle de endemias contra o mosquito da dengue na região do Itatinga, neste sábado (16). O trabalho será a partir das 8h. Já o bairro do Varadouro será alvo de nebulização veicular.

Desde o dia 7 de março o prefeito Felipe Augusto decretou Situação de Emergência na Saúde Pública em razão da epidemia de dengue. Até esta sexta-feira (15), houve o registro de 2.790 notificações de casos suspeitos de dengue. Desses, 821 deram positivo.

Para reforçar ações de combate ao Aedes aegypti e melhor atender a população, o município conta com cinco Unidades de Saúde da Família (USFs) no regime de sentinela, que atendem a pacientes também após o horário habitual de fechamento.

Nos bairros de Juquehy, Boiçucanga, Maresias, Topolândia e Enseada, usuários podem comparecer a essas unidades, de segunda a quinta-feira, até às 20h.

Todas as USFs do município têm seu funcionamento de segunda a sexta-feira das 7h às 17h. O horário das 7h às 8h é destinado à coleta de exames e, a partir das 8h, para realização de consultas.

Decreto de Situação de Emergência

O Decreto Municipal 9.220/2024 teve como base o Decreto Estadual nº 68.368 de 5 de março de 2024, que dispõe sobre a declaração de emergência em saúde pública no Estado de São Paulo em razão da epidemia.

O decreto também é válido para o combate de outras arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, tais como a Chikungunya e a Zika.

O documento destaca que esta situação de emergência autoriza o município a adotar todas as medidas administrativas necessárias à contenção de arboviroses. Entre as principais ações estão a aquisição de insumos e materiais, a doação e a cessão de equipamentos e bens; a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial.

Além dessas medidas, o município também passa a estar autorizado a prorrogar, na forma da lei, contratos e convênios administrativos que favoreçam o combate ao mosquito transmissor dos vírus da Dengue e de outras arboviroses; com foco na assistência à saúde dos pacientes acometidos por essas enfermidades e as ações de vigilância em saúde, de acordo com a necessidade apurada pelas áreas técnicas da Secretaria da Saúde.

Conforme a Prefeitura de São Sebastião, para o enfrentamento da situação de emergência de que trata este decreto, caberá, também, a contratação de servidores ou empregados públicos, por tempo determinado, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Serramar Shopping recebe Simulado de Ocorrência da Polícia Militar neste domingo

Realização de treinamento no Serramar Shopping reforça parceria do empreendimento com a Polícia Militar A…

47 minutos ago

Festa de Réveillon em São Sebastião terá show pirotécnico e DJs em nove pontos da cidade

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), está preparando uma…

3 horas ago

Alunas da rede municipal de São Sebastião concluem intercâmbio na Itália

As alunas intercambistas retornaram ao Brasil na última segunda-feira (18), encerrando seu Intercâmbio Educacional e…

3 horas ago

PAT de Ilhabela oferece mais de 200 vagas de emprego em diversas áreas

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Ilhabela está com mais de 200 oportunidades…

4 horas ago

Caraguatatuba está com vagas disponíveis para feiras de Artes e Artesanatos do Centro e da Martim de Sá

Caraguatatuba segue até o dia 27 de novembro com inscrições abertas para seis vagas remanescentes…

4 horas ago

Idoso de 104 anos de Caraguatatuba é eleito Mister 60+ Estado de São Paulo

O representante de Caraguatatuba, Seu Manuel Jesus Lopes, de 104 anos, foi eleito ontem (19/11)…

4 horas ago