Prefeitura de São Sebastião realiza ação de combate à dengue em Boiçucanga
A Prefeitura de São Sebastião realizou uma ação conjunta no último sábado (24), mobilizando agentes de combate à endemias e da Defesa Civil em uma força-tarefa contra a dengue no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul do município. O objetivo foi eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti e conscientizar a população sobre doença.
De maneira auxiliar, os agentes da Secretaria de Saúde (SESAU) realizaram uma nebulização veicular, popularmente conhecida como ‘fumacê’, nos pontos com maior concentração de casos positivos de dengue. Todas as regiões do município, especialmente aquelas próximas aos casos confirmados da doença irão receber a nebulização veicular.
Além do período propício para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, devido às altas temperaturas e maior incidência de chuva, há outros motivos para o município estar em alerta: o aumento de casos positivos de dengue no sudeste do Estado, especialmente do sorotipo 3, conhecido por sua capacidade de causar sintomas mais graves e, em alguns casos, levar a óbito.
Até o momento, São Sebastião registra 868 notificações e 203 casos positivos da doença, sendo 53 registrados na última semana. Todos os bairros do município apresentam casos, especialmente Juquehy, Boiçucanga, Jaraguá, Pontal da Cruz, Cambury, Itatinga e Maresias.
A diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Paluri, explica que, além das atividades de rotina dos agentes de combate à endemias, que incluem visitas às residências, eliminação de criadouros, aplicação de larvicida e nebulização, há também o monitoramento das áreas mais infestadas por meio de geoprocessamento.
“Essa ferramenta nos permite visualizar com maior precisão todos os casos da doença e também os índices de infestação, intensificando os locais de ação para combate à proliferação do mosquito ou disseminação do vírus”, explica.
Fernanda lembra que prevenir é a melhor forma de evitar a dengue e que a maior parte dos focos de mosquito está nos domicílios. “As medidas preventivas envolvem cuidados com o nosso quintal e também com o dos vizinhos, além do uso de repelentes, uma das principais armas individuais de combate à doença”, diz.
Ação no bairro Topolândia
Na última sexta-feira (23), a prefeitura também realizou uma ação de nebulização a frio no bairro Topolândia.
A ação foi feita entre as ruas Onofre Santos e Ana Brum dos Santos, da avenida até o morro.
Confira alguns cuidados que devemos tomar para evitar a proliferação do Aedes aegypti:
- Mantenha garrafas vazias ou baldes virados para baixo;
- Não deixe entulho no quintal ou nas ruas;
- Mantenha a lata de lixo devidamente tampada e guarde pneus em locais cobertos, longe da chuva;
- Cubra as caixas d’água, poços ou piscinas e mantenha as calhas de água limpas;
- Mantenha tampados tonéis e barris de água;
- Lave semanalmente com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água;
- Coloque terra ou areia nos pratos dos vasos de planta até a borda;
- Coloque no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água;
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;
- Não deixe água acumulada sobre a laje.