Prefeitura de São Sebastião permanece com higienização contra a Covid-19 na região central do município
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) e suas regionais, continua os serviços de desinfecção contra a Covid-19 no município.
A SESEP possui dois tipos de equipe para essa ação: uma junto ao caminhão e uma outra com pulverizadores manuais, ambas utilizando hipoclorito de sódio, produto que atua contra o coronavírus. As equipes seguem um cronograma de trabalho, sendo que a da região central atende os seguintes bairros:
Barequeçaba: os serviços de sanitização são feitos nas áreas da Guarda Mirim, quadra, Unidade de Saúde da Família (USF) e fachadas de comércio, às segundas e quintas-feiras. Também higienizam os pontos de ônibus até a Topolândia.
Topolândia e Varadouro: às segundas e quintas-feiras, a desinfecção é feita no canteiro central, Praça da Bíblia, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), posto de saúde, pontos de ônibus e almoxarifado no Varadouro. Às terças, quintas e aos sábados, o serviço é realizado na ciclovia que se estende da Topolândia até o Porto Grande.
Centro e Vila Amélia: de segunda-feira a sábado, a SESEP realiza a desinfecção do Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e seus arredores.
Às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, as equipes atuam na Rodoviária – que embora esteja fechada, os pontos de ônibus continuam sendo utilizados.
A Delegacia de Polícia, a Unidade de Saúde da Família (USF) e as praças da Vila Amélia passam pela higienização às terças e sextas-feiras, assim como a Praça do Coreto, Velório, Câmara Municipal, Praça da Rua da Praia e as cabines de pedestres e de cobrança da travessia da balsa.
Às quartas e aos sábados, as frentes de agências bancárias, farmácias, supermercados e o Departamento de Tráfego (DETRAF) são sanitizados. Aos sábados, o trabalho também é realizado na Rua Sebastião Silvestre Neves e na Rua Prefeito João Cupertino dos Santos.
Porto Grande e Pontal da Cruz: às quartas e aos sábados, a higienização contra o coronavírus ocorre nas praças do Porto Grande (incluindo a Praça da Vela), na Unidade de Saúde da Família (USF) do Pontal da Cruz, nos pontos de ônibus que vão até o Centro, além da ciclovia entre os dois bairros.
Arrastão e Portal da Olaria: nesses bairros, às segundas, quartas e aos sábados, a orla da Praia do Arrastão, o Lar Vicentino e frente do cemitério do Portal da Olaria passam pela desinfecção. Também são higienizados os pontos de ônibus até a Praia das Cigarras.
São Francisco, Figueira e Morro do Abrigo: às segundas, quartas e sextas, as áreas públicas são o foco da SESEP no bairro São Francisco e Figueira, incluindo a frente do Convento e as praças da Avenida Manoel Teixeira. No Morro do Abrigo, as áreas do Centro Comunitário, Unidade de Saúde da Família (USF), as fachadas dos comércios e os pontos de ônibus do bairro passam pela sanitização nesses dias.
Vale ressaltar que a desinfecção contra o coronavírus não é feita aos feriados e, nos dias de mau tempo, o cronograma pode ser revisto para que não haja desperdício de produto em caso de chuva ou vento forte.