Prefeitura de São Sebastião inicia formações do protocolo de segurança nas creches
A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Educação (SEDUC) e de Segurança Urbana (SEGUR), com a participação da Polícia Municipal, deu início às formações em creches municipais sobre o Protocolo Padrão de Segurança Escolar, instituído pelo Decreto Municipal nº 8.832/2023.
A capacitação iniciou na última terça-feira (24) e já contemplou as creches Gabriel Almeida Teixeira Lobo, de Maresias, Débora Tavares Bahia, do Jaraguá, Maria Fernanda de Moraes Mendes, da Topolândia, e Creche da Enseada.
O objetivo da ação é mitigar vítimas e ações de ataques em escolas. Para isso são realizadas palestras ministradas pela Polícia Municipal abordando o que é uma situação de emergência e como costumam ocorrer. Além disso, são definidas estratégias para reforçar a segurança do prédio.
A diretora da Gabriel Almeida Teixeira Lobo, Pamela de Oliveira, aprovou a formação. “Precisamos estar preparados para agir com prudência e responsabilidade, principalmente se tratando de crianças em tenra idade, como é o nosso caso.”
Para a coordenadora da Creche Maria Fernanda de Moraes Mendes, Nádia Renó, “a capacitação é muito importante para orientar os funcionários, promover a segurança preventiva, além de manter a previsibilidade na unidade escolar em situações de violência”.
Por fim, a gestora da Creche Débora Tavares Bahia, Andreia Cristina, ressaltou a necessidade da ação. “Foi muito importante e de grande valia participarmos desse treinamento, que contribuiu com um fortalecimento para garantirmos a segurança das crianças e funcionários, redobrando os cuidados para evitar danos e situações que coloquem em risco a vida das crianças. Agradeço a disponibilidade da equipe da Polícia Municipal e do empenho da Secretaria da Educação por nos proporcionar o treinamento”.
As formações seguem até dezembro e irão contemplar todas as creches e berçários da rede municipal de ensino de São Sebastião.