Prefeitura de São Sebastião e Sabesp se unem em prol a Programa de Uso Racional da Água
A Prefeitura de São Sebastião firmou contrato com a Sabesp para adesão ao Programa de Uso Racional da Água – PURA, que visa beneficiar imóveis com redução de custos nas contas. A economia de água pode vir através de desconto com até 25% nas contas dos imóveis.
A parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo também tem como objetivo a conscientização e economia do recurso mais precioso que é a água.
O secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, José Augusto, entende que o PURA traz a instalação de equipamentos sanitários para evitar o desperdício de água.
“O programa é muito bem recebido por nós, de São Sebastião. Todas as ações que forem feitas no sentido de economia de água, a Prefeitura trabalha junto e se coloca como parceira nesses processos”, comentou.
Marta Braz, a secretária municipal de Educação, compreende ser uma oportunidade para que professores e alunos possam ampliar a discussão em educação ambiental, já que muitos dos imóveis atendidos são escolas.
“Eles vão vivenciar isso no dia a dia da escola, um bom exemplo de preservação dos recursos naturais com respeito e responsabilidade. Estamos muito satisfeitos com a essa parceria, pois a partir da implantação de um plano de mudanças proposto pela Sabesp, vamos unir esforços para corrigir e melhorar o consumo de água em toda rede”, considerou.
Relevante – O superintendente da Sabesp no Litoral Norte, Rui Cesar Rodrigues Bueno destaca que neste contrato estão contempladas 230 ligações que receberão os benefícios previstos nessa parceria Prefeitura/Sabesp.
“A implantação do PURA em São Sebastião além de incorporar um programa maduro elaborado pela Sabesp há mais de 20 anos, inclui os aspectos sanitário e ambiental, maximizando o seu uso e garantindo a água para as futuras gerações, como também minimizando o uso de água junto ao meio ambiente” disse.
Para Rui Cesar outro ponto relevante é o da realização de palestras motivacionais envolvendo áreas importantes e críticas, como as áreas de educação, saúde, administração de próprios públicos e etc. “O primeiro retorno para a sociedade é a conscientização, o uso criterioso e prioritário relevante às necessidades do presente e do futuro, o segundo benefício é o financeiro, com as ações desenvolvidas e o desconto concedido aos edifícios que adotarem esta prática, que será acompanhada a médio e longo prazos”.
O programa – O Programa de Uso Racional da Água, da Sabesp, consiste em intervenções físicas, com a substituição de equipamentos sanitários, e conscientização por meio de palestras e treinamentos.
A iniciativa tem como maior cliente prédios públicos, que têm um desconto na tarifa, mas também possui clientes privados, como comércio e indústria. Neste último caso, apesar de não haver desconto na tarifa, o benefício está ligado diretamente à redução do consumo que, consequentemente, gera economia na conta de água e, em alguns casos, na energia. Vale destacar que, em ambos os casos, o maior retorno é a preservação ambiental.