Categories: Educação

Prefeitura de São Sebastião dá início ao Projeto Samuzinho nas escolas; 1.300 estudantes capacitados

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), iniciou na última segunda-feira (17), as capacitações do Projeto Samuzinho de 2024.

As primeiras escolas que receberam as formações foram a EM Prof.ª Maria Alice Rangel, no Jaraguá, e a EM Solange de Paula, na Enseada, na segunda-feira (17) e quinta-feira (20), respectivamente.

Destinada aos alunos do 4° ano dos anos iniciais do ensino fundamental, a capacitação tem como objetivo transmitir conhecimentos sobre a atuação do serviço de urgência, os ensinando a agir corretamente em situações emergenciais até que a assistência médica chegue ao local.

Além disso, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer o interior da ambulância do SAMU e interagir com o personagem Samuzinho, uma experiência ao mesmo tempo informativa e divertida.

Ao longo deste ano letivo, outras unidades escolares também receberão a visita do projeto. Serão mais de 1.300 alunos que receberão as qualificações e serão certificados após a conclusão do projeto.

Samuel de Amorim Guedes, de apenas 10 anos e estudante da EM Solange de Paula, entendeu bem o recado passado pelos profissionais do SAMU 192. “As aulas do Samuzinho foram muito legais e educativas. Aprendi que fazer trotes é muito errado porque pode atrapalhar a salvar pessoas de verdade. Agora sei que salvar vidas é uma coisa séria e que todos nós devemos valorizar. Estou muito feliz por ter participado e aprendido tanto”, conta.

A pequena Alícia de Carvalho Arruda, de 9 anos, entendeu a importância do projeto e já se sente mais preparada para uma possível emergência. “Gostei muito de aprender a salvar um bebê porque tenho uma irmãzinha e, se ela se engasgar, agora sei como ajudá-la. Além disso, aprendi que saber primeiros socorros é muito importante e que podemos realmente fazer a diferença em situações de emergência. Estou feliz por ter participado dessas aulas e por ter aprendido”, destacou.

Samuzinho

O Projeto Samuzinho foi criado pelo Ministério da Saúde (MS) em 2007, com o intuito de alcançar os municípios brasileiros, educando pais e crianças, já em nível escolar, sobre a importância do uso correto dos serviços oferecidos pelo SAMU, destinado ao atendimento e resgate de pacientes em situações de urgência e emergência.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Alerta: golpistas recriam voz do governador de SP para aplicar fraude nas redes sociais

Por meio do sistema de inteligência da Secretaria de Segurança Pública, golpe foi identificado e…

7 horas ago

Mulher é presa com grande quantidade de drogas em Caraguatatuba

Uma mulher de 25 anos, foi presa em flagrante na noite deste domingo (15/9), no…

8 horas ago

Alistados de 2024 podem retirar certificados de reservistas na Junta do Serviço Militar de Caraguatatuba

Os Certificados de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar (certificado de reservista) estão disponíveis para…

8 horas ago

Jovens são baleados após deixar bar no bairro Porto Novo, em Caraguatatuba

A Polícia Civil vai usar imagens de câmeras de segurança existentes próximo de onde aconteceram…

1 dia ago

Homem é baleado em Caraguatatuba

https://www.youtube.com/watch?v=-GmkFCvDIpE

1 dia ago

Ilhabela 219 anos: Copa Ilhabela Vôlei de Praia reúne amantes da modalidade no domingo (22) na Praia do Perequê

Dentro da programação esportiva em comemoração aos 219 anos de Ilhabela, a Prefeitura de Ilhabela…

1 dia ago