Prefeitura de São Sebastião cobra solução e autua EDP São Paulo por não ressarcir prejuízos causados por quedas de energia

Nesta quarta-feira (16), a Prefeitura de São Sebastião, por meio do Procon São Sebastião, vinculado à Secretaria de Assuntos Jurídicos (SAJUR), e da Secretaria de Saúde (SESAU), realizou uma reunião com as áreas técnica, de atendimento e perdas da concessionária de energia elétrica EDP São Paulo. O principal motivo foi cobrar solução para as constantes quedas de energia que têm ocorrido no município, causando prejuízos aos consumidores e ao erário público, em especial à Saúde.  

De acordo com o diretor do Procon São Sebastião, André Luiz Batelochi de Araújo, existem, atualmente, mais de 40 casos de consumidores que tiveram seus eletrodomésticos queimados por conta de quedas de energia elétrica e que não foram ressarcidos pela EDP.

“De acordo com o artigo 22 e parágrafo único do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC), as concessionárias são obrigadas a fornecer serviços eficientes e seguros e, no caso do não cumprimento, a reparar os danos causados”, explica. “No caso de serviços essenciais, como os prestados pela Saúde, é também obrigação da concessionária dispor de meios para que o fornecimento de energia seja contínuo.”

O diretor de Atenção Básica, Paulo Henrique Ribeiro Santana, conta que, entre os prejuízos causados pelas quedas de energia, estão a perda de mais de 4 mil doses de vacinas entre os anos de 2020 e 2021.

Diz, também, que pelas atuais regras de financiamento da Saúde, o município deve atingir um percentual mínimo em sete indicadores, todos afetados pela falta de energia. “Se não cumprimos, há queda na arrecadação e consequente prejuízo ao erário público. Além disso, lidamos com vidas, e a falta de energia no meio de uma cirurgia pode levar o paciente a óbito”, explica.

Esses casos foram motivo de seguidas notificações à EDP e solicitação de geradores às Unidades de Saúde, negados pela concessionária. Por conta disso, o Procon multou a empresa em mais de R$ 7.800.000,00.   

Cobranças abusivas e falta de informação

 Na reunião também foi tratada a cobrança abusiva nas tarifas de energia elétrica e a falta de explicação sobre os motivos do aumento de valor ao consumidor.

A falta de informação prestada pelos técnicos da EDP durante as visitas técnicas nas residências, para apuração de irregularidades e aplicação de multas, também é motivo de constantes reclamações dos consumidores. Somente em 2022, o Procon São Sebastião registrou dez casos.

“Recebemos relatos de visitas técnicas realizadas sem a presença do titular da conta, e, quando acompanham, reclamam que os técnicos não explicam o motivo da visita, os procedimentos realizados e nem quais documentos estão assinando”, conta Batelochi.

O Procon São Sebastião orienta os consumidores a acompanhar as visitas técnicas realizadas pela EDP e, se possível, filmar os procedimentos realizados pelos técnicos. Orienta, ainda, a não assinar documentos sem antes ler e concordar com a informação.

A equipe da EDP se comprometeu a avaliar as informações e materiais recebidos para tratativas e melhorias em seus serviços.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Eleição municipal movimenta mais de 186 mil processos na Justiça Eleitoral de SP

Maioria das ações registradas entre julho e outubro está relacionada a registro de candidatura, prestação…

19 minutos ago

Rodovia dos Tamoios é considerada 2ª melhor rodovia do país

Pesquisa foi divulgada pela CNT A Rodovia dos Tamoios (SP 099) foi considerada a segunda…

27 minutos ago

Serramar Shopping recebe Simulado de Ocorrência da Polícia Militar neste domingo

Realização de treinamento no Serramar Shopping reforça parceria do empreendimento com a Polícia Militar A…

3 horas ago

Festa de Réveillon em São Sebastião terá show pirotécnico e DJs em nove pontos da cidade

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), está preparando uma…

5 horas ago

Alunas da rede municipal de São Sebastião concluem intercâmbio na Itália

As alunas intercambistas retornaram ao Brasil na última segunda-feira (18), encerrando seu Intercâmbio Educacional e…

5 horas ago

PAT de Ilhabela oferece mais de 200 vagas de emprego em diversas áreas

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Ilhabela está com mais de 200 oportunidades…

5 horas ago