Prefeitura de São Sebastião – Abril Azul: combate ao preconceito e busca pela conscientização sobre autismo

Estima-se que o transtorno atinja uma a cada 160 crianças

 O mês de abril é dedicado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), mais conhecido como autismo, e visa mobilizar a sociedade, diminuir o preconceito e ampliar a conscientização sobre o assunto. A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu, em 2007, o dia 02 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

O autismo atinge mais meninos do que meninas, numa proporção de 4 para 1, fato que a ciência ainda não consegue explicar. Como o azul é uma cor atribuída ao sexo masculino, convencionou-se o seu uso para caracterizar o TEA.

No Brasil, estima-se que haja mais de 2 milhões de autistas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o TEA atinge uma a cada 160 crianças.

Muitos caracterizam os autistas como aqueles que vivem em seus respectivos mundos, com estereotipias severas (ações repetitivas ou ritualísticas, por exemplo) e que não falam, mas já há conhecimento de que existem graus e condições. É uma neurodiversidade, podendo afetar a comunicação, o comportamento ou a interação social.

Os sinais apresentados variam de criança para criança. Os mais comuns são dificuldade de comunicação, de expressar sentimentos e de interação social, não olhar nos olhos dos outros, andar nas pontas dos pés, entre outras características – clique aqui para conhecer os graus e as possíveis causas do autismo.

 Diferente do que comumente se pensa, autismo não é uma doença e, assim, não tem cura, mas existem tratamentos e acompanhamentos médicos que podem contribuir para o progresso sociocognitivo do portador.

A forma mais indicada é realizar o diagnóstico o quanto antes, para que o autista se desenvolva ainda bem criança (veja aqui os profissionais que podem auxiliar e o relato de uma mãe que conseguiu obter o diagnóstico precocemente).

 A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), possui projetos e programas voltados para o autista. Para ter conhecimento sobre as ações, entre em contato com o Departamento da Pessoa com Deficiência, pelo telefone (12) 3892-4890.

O movimento do Abril Azul tem como objetivo trazer informação à população quanto ao autismo, esclarecer suas nuances e, desta forma, reduzir o preconceito em torno do assunto e ampliar a inclusão do autista na sociedade.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Carro pega fogo no bairro Jardim Aruan, em Caraguatatuba

O Corpo de Bombeiros atendeu por volta 14h, desta terça-feira (02) uma ocorrência de incêndio…

3 horas ago

Carro pega fogo e interdita túnel na Serra Nova da Tamoios por quase 1 hora

Um carro pegou fogo, no início da tarde desta terça-feira (2/12), no terceiro túnel da…

16 horas ago

Banhista fica ferido com ferrão de bagre na Praia Martim de Sá, em Caraguatatuba

Um banhista sofreu um ferimento após ser atingido por um ferrão de bagre enquanto estava…

1 dia ago

Temporada de cruzeiros em Ilhabela traz alguns dos maiores navios em operação no Brasil com mais de 12 mil passageiros ao longo desta semana

A temporada de cruzeiros 2025/2026 em Ilhabela já está a todo vapor com três grandes…

1 dia ago

Turismo de São Sebastião vence Prêmio AMVALE com Programa de Avistamento Responsável de Baleias e Outros Cetáceos

O turismo de São Sebastião foi destaque no Prêmio AMVALE de Gestão Responsável 2025, conquistando…

1 dia ago