Prefeitura de São Sebastião abre consulta pública para população contribuir com Plano Municipal de Mobilidade Urbana
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Urbanismo (SEURB), recebe, a partir desta quarta-feira (19), contribuições da população para a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbano. A pesquisa para a Consulta Pública pode ser acessada no link https://l1nk.dev/4zSyb.
No questionário de 36 perguntas a população pode responder enquanto morador ou turista, usuários do transporte coletivo, ciclista ou pedestre algumas perguntas.
Tem questões sobre bairro que mora, como classifica as calçadas, se tem automóvel, como vê as vias da cidade, tempo gasto em seus trajetos, estacionamento público, se é favorável a mudanças, se é favorável a mudanças no sistema de trânsito e estacionamento.
Para ciclistas, alguns dos questionamentos são relacionados à quantidade de ciclovias existentes, sinalização, entre outros. Turistas também podem falar sobre a frequência que visitam o município e meio de transporte que utilizam.
Usuários do transporte público coletivo podem discorrer sobre o estado dos pontos de paradas de ônibus; experiência em relação à segurança, linhas existentes, como é o acesso transporte público, como classifica o serviço oferecido.
Para pedestres, a consulta visa saber se ele considera as ruas do município pensadas para ele, se considera a arborização das vias como algo importante e se acha importante que as calçadas sejam padronizadas para garantir a acessibilidade.
A pesquisa deve ficar no ar por cerca de 60 dias, até meados de setembro, e depois fará parte do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que está em fase de elaboração. De acordo com o secretário de Urbanismo, Leandro Fernandes da Silva, o objetivo da administração é saber, junto aos usuários, o que precisa ser feito para melhorar a mobilidade. “Lembrando que mobilidade inclui calçadas, trânsito, estacionamento e pontos de ônibus”.