Em um cenário onde as tecnologias digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano, muitas pessoas enfrentam desafios relacionados ao uso excessivo e compulsivo de dispositivos e aplicativos. Para abordar esse tema urgente, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, realiza o Simpósio Compulsões Digitais – Atenção, Acolhimento e Manejo, nesta quinta-feira (23), das 15h às 17h, no Auditório do Paço Municipal.
O Simpósio contará com a participação de profissionais de saúde e psicologia, entre eles o psicólogo Herbert Luckmann, a psicóloga Lucila Valentim, o médico de família Luiz Felipe Queiroz e a enfermeira Zaira Barboza, responsável técnica pelo CAPS-AD. Eles irão discutir as compulsões digitais, seus impactos no cérebro e na saúde mental, além de estratégias de acolhimento e manejo para lidar com esse comportamento.
O evento também marcará o lançamento de um projeto piloto voltado ao atendimento de cidadãos adultos que enfrentam dificuldades com vícios digitais, seja em jogos, apostas, consumo de conteúdo em redes sociais ou outros tipos de conteúdo específicos. Esse projeto será desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, com o intuito de oferecer uma abordagem integrada e eficaz, e, após as primeiras etapas, será expandido para outras faixas etárias.
O psicólogo Herbert Luckmann esclarece que o vício digital é uma questão crescente na sociedade contemporânea, impulsionado pelos smartphones e pela oferta incessante de aplicativos e redes sociais. “Muitas vezes, os indivíduos não têm consciência do quanto estão imersos nesse consumo compulsivo de conteúdo. Por isso, a conscientização sobre os riscos e sinais do vício digital é um passo fundamental para a promoção da saúde mental e do bem-estar”, destacou.
A Secretária de Saúde de Ilhabela, Lúcia Reale, reforça a importância da participação dos moradores no evento. “Este é um tema de extrema relevância e a participação da comunidade no Simpósio é fundamental para que possamos, juntos, encontrar soluções para os impactos das compulsões digitais na nossa saúde mental. Esperamos que a população se envolva, se informe e aproveite a oportunidade para buscar orientações sobre como lidar com esse desafio”, afirmou.
O simpósio será uma oportunidade para refletir sobre esse problema cada vez mais relevante, conhecer o trabalho da equipe de profissionais envolvidos e se informar sobre os cuidados necessários para prevenir e tratar as compulsões digitais.
Evento: Simpósio Compulsões Digitais – Atenção, Acolhimento e Manejo
Data: 23 de janeiro de 2025, das 15h às 17h
Local: Auditório Pasquale Colucci, Paço Municipal
Entrada: Gratuita
No dia 29 de janeiro, a partir das 18h15, na Videoteca Lúcio Braun, será realizada…
A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Pesca e Agricultura, reforça que o…
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Educação, destaca a importância das…
O Corpo de Bombeiros foi acionado, às 5h40 desta quarta-feira (22/1), para ocorrência de incêndio…
Caraguatatuba terá uma cadeira na diretoria da Associação Brasileira de Municípios com Terminais Marítimos de…
Compromisso com saúde e diálogo reforça…