Prefeitura de Ilhabela realiza reunião com marinas para definir ações de conscientização acerca do turismo sustentável
As secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Meio Ambiente, em conjunto com o Instituto Baleia Jubarte (IBJ), realizaram na última quarta-feira (19) uma reunião com os representantes das marinas do município. A reunião tinha por intuito definir ações de conscientização para marinheiros e tripulantes, visando disseminar orientações acerca do avistamento seguro de baleias e golfinhos.
A reunião se pautou na abordagem positiva da presença de baleias jubartes no município, que neste ano vem batendo recordes de aparições como consequência natural da recuperação da espécie, cuja população brasileira saltou de mil indivíduos na década de 80 com o fim da caça para cerca de 25 mil, de acordo com o último censo do Instituto Baleia Jubarte – IBJ de 2022.
Em parceria com o Instituto Baleia Jubarte, as principais ações serão a capacitação de uma equipe responsável por realizar o trabalho de conscientização nas principais marinas do município, com enfoque nos ocupantes das embarcações ainda em terra. Além disso, outra equipe reforçará o trabalho de conscientização no mar, abordando embarcações e entregando folders educativos.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Harry Finger, ressaltou a importância de fomentar o turismo de maneira responsável. “Nos últimos três anos trabalhamos em parceria com entidades que se empenham na pesquisa e conservação das jubartes, realizamos capacitações para o trade de turismo e outras ações educativas. Agora vamos intensificar ainda mais esse trabalho com o apoio das marinas, para atuar junto às embarcações particulares”.
A engenheira florestal e secretária de Meio Ambiente, Kátia Freire, destacou a importância do turismo sustentável não apenas para preservação dos cetáceos que passam pelo município, mas também visando a segurança de marinheiros e tripulantes. “Com o início da temporada de baleias e golfinhos os avistamentos desses animais tornam-se uma atração para moradores e visitantes, pensando nisso, traçamos estratégias que preservam a vida desses animais e evitam acidentes com tripulantes”.
Para o prefeito Toninho Colucci, “Ilhabela é um dos principais destinos brasileiros para a observação de cetáceos, estamos empenhados em garantir a segurança, tanto para as baleias quanto para quem vive esta experiência única do avistamento”, finalizou.