Prefeitura de Ilhabela realiza formatura de 365 alunos do Fundo Social de Solidariedade

Este ano os cursos tiveram recorde de inscrições

Qualificação profissional com qualidade é o lema central do Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela, que na sexta-feira (24), realizou a formatura de 365 alunos das oficinas de Informática, Cuidador, Designer de Sobrancelhas, Manicure, Maquiagem, Depilação, Costura, Tear, Mosaico, Artesanato, Elétrica, Biscuit, Artesanato em Feltro, Bordado, Decoração em Madeira e Inclusão Digital.

Desde de 2017, a procura pelos cursos aumentou consideravelmente. Um dos maiores crescimentos ocorreu no número de alunos aderidos nos cursos de informática básica, que até o ano passado atendia 15 alunos, e hoje atende 120, um crescimento de 80%. Com a entrega dos certificados do primeiro semestre de 2018, são mais de 1.000 pessoas beneficiadas em qualificação profissional.

Os cursos abrem e ampliam as perspectivas para geração ou aumento da renda familiar e empreendedorismo.  “Sei a importância de se preparar para o mercado de trabalho, de como é importante criar condições para alçar novos voos em nossa jornada e como é importante lutar por novas oportunidades”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

Este ano, com a abertura de novas vagas para os 25 cursos, houve um recorde de 1.094 pessoas inscritas em apenas cinco dias, uma marca relevante que inspira credibilidade e confiança.  ” Acabei de me formar no meu terceiro curso pelo Fundo Social; o primeiro foi de Manicure, há três anos mais ou menos, consegui meu emprego onde estou até hoje por causa desse curso. O segundo foi de Auxiliar de Cabeleireiro; me aprimorei, pude aumentar minha renda e agora terminei o de Maquiagem, que foi o que eu sempre sonhei em fazer. Os cursos do Fundo Social me ajudaram a descobrir minha paixão pela aula da beleza, estou muito feliz e satisfeita e espero que outras pessoas tenham a mesma oportunidade que eu tive”, disse a formanda Maria Luiza Albuquerque.

Outra história de sucesso e empreendedorismo é da costureira Cristiane Rosa de Oliveira. “Fiz dois cursos de Costura, o de iniciante e o de modelagem máquina reta. Foram marcos em minha vida. Hoje trabalho nessa área do curso; montei um ateliê com minha mãe há uns dois anos e começamos bem devagar. Agora começamos a ficar mais conhecidas e nosso trabalho aumentou, e embora eu faça alguns bicos, a minha atividade principal é o ateliê”, destacou.

A nova presidente, Luciana de Oliveira, acredita que os números são frutos do trabalho desenvolvido com amor e dedicação.  “Estamos em uma nova etapa, mas há dois anos a Júlia plantou uma semente de solidariedade; ela pensava nas pessoas num primeiro momento e somente depois, nela mesma. Espero que vocês abracem essa nova etapa com muito amor simplicidade e muita dedicação como já vinham fazendo, orientados há quase dois anos pela atual Administração”

Além da demanda espontânea, o Fundo Social de Solidariedade possui parceria com o Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) e CAPS I da Secretaria de Saúde, com o Cras (Centro de Referência de Assistência Social), da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social e com o programa SOS Trabalho. “Procuramos atender a todos com muito respeito e humanidade. Sabemos que a cada inscrição ou indicação há uma história de muita luta, vontade de crescer e superação”, destacou Neide Oliveira, diretora do Fundo Social e que ficou à frente do órgão desde o falecimento da presidente e primeira dama, Júlia Tenório.

Para atender a demanda, o Fundo tem dois espaços para capacitação: a sede e o Espaço Crescer (inaugurado no mês de abril deste ano), ambos no bairro do Perequê. As oficinas ministradas no Crescer são Cuidador, Elétrica Predial e Comercial, Artesanato (Tear, Artesanato com Material Reciclável, Artesanato em Feltro, Bordado, Biscuit e Mosaico), Informática, Panificação e Culinária e Assentador de Piso e Azulejo. Já as ministradas na sede do Fundo Social são Costura Iniciante Reta, Costura em Malha, Modelagem Reta, Concertos e Reparos em Roupas, Manicure e Pedicure, Depilação e Design de Sobrancelhas, Cabeleireiro, Auxiliar de Cabeleireiro e Maquiagem.

Participaram o prefeito Márcio Tenório; a vice-prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Luciana de Oliveira Silva; os secretários  Osvaldo Julião (Saúde), e Juliana Louro (Planejamento de Gestão Estratégica), e o  vereador Gabriel Rocha, representando a Câmara Municipal.

Serviço: Sede do Fundo Social (rua dos Guaiamus, nº. 56, Perequê) ou (12) 3896-8341 – Centro de Capacitação Crescer (avenida Coronel José Vicente de Faria Lima, nº. 15, Perequê).

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

HRLN promove treinamento de resgate aéreo em parceria com o Grupo Águia de SP

Objetivo da atividade foi aprimorar a resposta a emergências na região, em casos que exigem…

2 horas ago

Polícia Militar Ambiental prende cinco suspeitos por tráfico de drogas em São Sebastião

Nesta terça-feira (8), durante patrulhamento ostensivo em áreas de risco da Vila Sahy, equipes do…

2 horas ago

Câmara Municipal de Caraguatatuba entrega títulos de Gratidão Caiçara na quinta-feira

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza na quinta-feira (10), às 19h, no plenário Benedito Zacarias…

4 horas ago

Aposentado morre cinco dia depois de queda de árvore no Hospital Regional do Litoral Norte

Um aposentado de 78 anos morreu em decorrência de uma queda de árvore no quintal…

11 horas ago

Prefeitura de São Sebastião inaugura Observatório Municipal de Turismo

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), inaugura o Observatório…

11 horas ago

Sabesp realiza parada programada da captação na ETA Água Branca

A Sabesp informa que irá realizar, na madrugada desta quarta-feira (9), às 2h, a interrupção…

12 horas ago