Prefeitura de Caraguatatuba segue com os trabalhos de avaliação dos índices de dengue na cidade
Os trabalhos da primeira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do ano entram na terceira semana em Caraguatatuba. Até o momento, as equipes de controle da dengue visitaram 1.465 imóveis e coletaram 28 amostras positivas. A previsão é que 3 mil imóveis sejam visitados por toda cidade até o final deste mês.
Nesta semana, as equipes estão trabalhando na área central do município. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) reforça aos moradores que atendam os agentes, que estão identificados com uniformes e crachás. “Esta avaliação dentro da residência é de suma importância para o controle da doença”, destacou o coordenador de controle de dengue, Ricardo Fernandes.
A ADL é uma ação onde os agentes de controle da dengue vistoriam imóveis e coletam amostras em possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti para medir a infestação da dengue nos bairros. A partir disso é possível ter um panorama da situação no município e iniciar os trabalhos de eliminação dos criadouros.
“O tempo quente e as pancadas de chuvas no fim de tarde são o cenário perfeito para proliferação do mosquito, por isso, a importância de manter a limpeza das residências, evitando os criadouros. Lembrando que o Aedes aegypti é o transmissor da dengue, zika e chikungunya”, disse Fernandes.
Até o momento, Caraguatatuba registrou 44 casos positivos de dengue. Em 2023, foram 11 casos durante todo mês de janeiro. Caso haja suspeita de focos do mosquito em seu bairro ligue no Disque Dengue, nos telefones: (12) 3887-6888 ou 156.