Prefeitura de Caraguatatuba notifica empresa por obra inacabada da Urbanização do Molhe Norte do Juqueriquerê
A urbanização do Molhe Norte do Rio Juqueriquerê, na Região Sul do município, foi inaugurada no dia 27 de dezembro.
Na ocasião, foram entregues as obras da calçada, ciclovia, bancos, bem como a urbanização da raiz do molhe do enrocamento do Juqueriquerê com a instalação de guarda-corpo. O espaço também recebeu um monumento em homenagem ao “chatão”, embarcação utilizada no transporte de carga do rio até os Portos de São Sebastião e Santos na metade do século passado, além de um farol de navegação na foz do rio.
Apesar de recém-inaugurada, é possível constatar que a obra entregue no final de 2024 carece de acabamento nos seus 1,5 km de extensão. Em razão dessas irregularidades, a Prefeitura de Caraguatatuba irá notificar a empresa responsável para que providencie os reparos necessários.
O guarda-corpo não está totalmente concluído até a foz do rio, apresenta falhas em alguns pontos de solda, rompimento em alguns trechos e peças incompletas fixadas no concreto. As muretas estão com rachaduras e trincas em algumas partes.
As luminárias não foram instaladas na totalidade do trecho urbanizado e alguns pontos de energia estão com a fiação à mostra, com sinais de tentativa de furto de cabos, e conduítes soltos ou não embutidos na mureta. Ao olhar detalhadamente para estrutura do farol de navegação, é possível notar alguns vergalhões da estrutura expostos.
O trecho que dá acesso à entrada da urbanização do Molhe Norte ainda precisa ser pavimentado e fica enlameado em dias de chuva, dificultando o acesso de pedestres ao local.
O investimento na obra de urbanização do Molhe Norte gira em torno de R$ 7 milhões e desse montante, R$ 6,5 milhões foram obtidos por meio de convênio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR), ligado ao Governo do Estado de São Paulo. O restante da verba é contrapartida do município.
Outro lado
Procurado, a antiga administração informou ao Portal ROL, que a obra de urbanização do Molhe Norte do Juqueriquerê tem recursos do DADE (Departamento de Apoio e Desenvolvimento às Estâncias) e o Estado agendou a entrega pois havia a possibilidade da presença do governador do Estado. Importante ressaltar que a obra ainda não foi totalmente paga e a antiga gestão já havia feito apontamentos para que a empresa concluísse as intervenções necessárias. Lembrando que a empresa terceirizada só recebe o repasse completo após realizar os reparos necessários. Somente após vistoria dos técnicos do Estado, os repasses são feitos e isso é praxe de convênios estaduais, como por exemplo, as obras do Contorno Sul que foram entregues em novembro e reparos foram feitos após a entrega oficial. Esse processo faz parte da garantia da obra e todas as intervenções são executadas, conforme contrato, pela empresa terceirizada.