Prefeitura de Caraguatatuba já vacinou 2.300 idosos em casa e campanha continua
Nos dois primeiros dias de vacinação contra a gripe, em domicílio, agentes de Saúde e enfermeiras das 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba vacinaram 2.300 idosos, quinta e sexta (26 e 27).
As doses da vacina serão aplicadas de segunda a sexta, entre 8h e 17h, de casa em casa, até o dia 15 de abril. Mesmo os idosos que nunca utilizaram os serviços da UBS do bairro também serão atendidos.
Nessa segunda-feira (30), as equipes retomaram o processo. Um dos locais percorridos por uma das equipes da UBS do Tinga, Eliete da Costa Santos e Luciana Fernandes Leonel, agentes de saúde, e Daniela da Palma (enfermeira) foi a Vila Dignidade, no bairro Jardim Jaqueira.
Um dos idosos que recebeu a vacina foi Nelson Moraes, 85 anos, hipertenso e doente renal. “Isso tudo, que está acontecendo por causa do novo coronavírus, é assustador. Acho ótimo receber a vacina, em casa, só saio para fazer hemodiálise”, disse.
De um modo geral, as equipes não estão tendo problemas para realizar a vacinação. “Muitos acreditam que é vacinação contra o coronavírus. Aí temos que explicar que é contra a gripe”, contou Eliete.
A 1ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe teve início no dia 23. Em menos de três horas, as 4.900 dosas enviadas pelo Governo do Estado, terminaram nos 10 pontos em vários bairros e três drive-thrus. Outras cinco mil doses chegaram na última quarta-feira (25) e outras cinco mil chegarão esta semana.
Nesta primeira fase da campanha também serão vacinados trabalhadores de saúde que estão na ativa e atuam na linha de frente do atendimento à população.
Para este público, a vacinação será feita nas Unidades de Saúde de referência ou de trabalho do profissional.