Prefeitura de Caraguatatuba, Casa do Caminho e PM realizam abordagens semanais às pessoas em situação de rua

Equipe composta por assistente social, psicólogo e educador social, além de profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedsc) e servidores da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), Casa do Caminho (Centro de Recuperação Humana Renascer) e da Polícia Militar percorreram, na terça-feira (2) alguns pontos estratégicos de Caraguatatuba para abordagem das pessoas em situação de rua.

O objetivo da ação foi orientar sobre a manutenção da limpeza dos espaços públicos, distribuição de máscaras, fornecimento de passagem para retorno à cidade de origem, encaminhamento para as Casas Transitórias (onde é fornecida alimentação completa, acompanhamento médico e psiquiátrico, ocupacional e, ao longo do processo de recuperação, são realizadas tentativas de reintegração à sociedade), acompanhamento técnico pelo CREAS, encaminhamentos para internação (dependência química) e ainda a regularização de documentos e benefícios.

Entre os lugares visitados estão a Praça Rádio-Amador Thomaz Camanis Filho, na Avenida Miguel Varlez, no bairro Jardim Primavera; o viaduto inacabado ao lado da Rodoviária, no bairro Jardim Jaqueira; viaduto inacabado entre Martim de Sá e Casa Branca, Coreto da Praça Dr. Cândido Motta e o pátio do prédio da antiga Telefônica, no Centro.

De acordo com o assistente social Fabiano Gomes, presente na ação, das 20 pessoas abordadas apenas quatro concordaram em ir para Casa de Acolhimento Restitui, abrigo transitório e uma foi encaminhada para Ubatuba, cidade de origem.

“Nos meses de alta temporada Caraguatatuba enfrenta um aumento de pessoas em situação de rua. Além disso, há as pessoas que perderam o vínculo familiar e outras que são dependentes químicas. Não temos como obrigá-las a ir para as casas de passagem ou aceitar tratamento da dependência química. A gente orienta sobre higiene pessoal e informações sobre o combate ao novo coronavírus e como manter a limpeza nos espaços públicos”, disse Gomes.

Como ajudar de maneira correta?

Ao deparar-se com pessoas em situação de rua o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com as equipes da Casa Transitória Casa do Caminho ou do CREAS que tomarão com as devidas providências.

O serviço especializado é ofertado de forma continuada. As equipes são compostas por educadores sociais que percorrem a cidade, de segunda à sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados em horários alternados.

Quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo ou qualquer tipo de violência a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar pelo 190.

Serviço:

Casa Transitória Casa do Caminho – Rua: Banco Itaú, 201, Porto Novo.  Telefone: (12) 3887-6287

CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social – Rua: Senador Feijó, 165, Jardim Aruan.Telefone: (12) 3882-5236

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Polícia Civil deflagra ‘Operação Lagoinha’ e prende sete pessoas em Ubatuba

A Polícia Civil de Ubatuba, depois de uma investigação que durou seis meses contra o…

22 horas ago

Campanha de vacinação contra a febre amarela imuniza 474 pessoas em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba encerrou a Campanha de Intensificação da Vacinação contra a Febre Amarela,…

22 horas ago

Vem aí a 8ª edição da VIBE – Volta de Ilhabela com recorde de inscrições

No próximo dia 30 de novembro, Ilhabela será palco da maior edição da VIBE –…

23 horas ago

Banhista ignora alerta e é arrastado por corrente de retorno em praia de Ubatuba

Na tarde desta sexta-feira (22), um banhista de 37 anos, da cidade de Mococa (SP),…

1 dia ago

Adega é atacada a tiros em Ubatuba, três pessoas ficam feridas

A Polícia Civil investiga uma ocorrência de disparos de arma de fogo no começo da…

2 dias ago

Serra Antiga da Tamoios é liberada após interdição total

A Serra Antiga da Tamoios é liberada após interdição total. A interdição aconteceu por precaução…

2 dias ago