Prefeitura acolhe reivindicações de comunidades indígenas de Ubatuba

Povos tradicionais ocuparam Rio-Santos nesta terça-feira, 16, em defesa da saúde indígena

A Prefeitura de Ubatuba, representada pela secretária-adjunta de Segurança Pública e Defesa Social, Aparecida Enomoto, acompanhou na manhã desta terça-feira, 16, a manifestação realizada pelos guaranis da Aldeia Boa Vista, que bloquearam a rodovia Rio-Santos na altura do bairro Prumirim.

A comunidade reivindica a realização de licitação – de competência do governo federal – para que seja garantida a continuidade do atendimento específico à saúde indígena. No momento, esse direito está ameaçado frente à finalização do contrato emergencial de transporte feito entre o governo federal e a empresa Intercept e que vem sendo renovado há dois anos e dois meses. Os quatro motoristas que prestam esse serviço em Ubatuba estão cumprindo aviso prévio até o dia 30 de julho, data em que a empresa irá retirar seus veículos.

“A falta de veículos prejudicará não apenas o transporte da equipe para as diferentes comunidades indígenas – Boavista, Rio Bonito e Corcovado – mas também os pacientes. Hoje, por exemplo, uma técnica acompanhou uma paciente para consulta na oftalmologia. A viatura saiu às 3 horas da manhã. A paciente indígena tem baixa acuidade visual e não tem a compreensão do português correto. Se o atendimento específico em saúde indígena for desmontado e municipalizado, a tendência é de essa paciente não sair de casa por não saber se expressar em português”, explica Ana Paula Gomes, enfermeira da Aldeia Boa Vista.

A situação afeta indígenas das regiões Sul e Sudeste do país. Desde terça-feira da semana passada, lideranças indígenas do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro aguardam em Brasília reunião com a Secretária Especial de Saúde Indígena, Silvia Nobre Waiãpi, para saber como a questão será resolvida. As lideranças encontram-se acampadas no Ministério da Saúde mas, até o momento, não houve sinalização de que serão recebidos.

O movimento indígena diz não à municipalização da saúde indígena, exige a inclusão da saúde indígena no plano plurianual (PPA) e a permanência do fórum de Presidentes de Condisi (Conselhos Distritais de Saúde Indígena) com a participação das organizações indígenas.

Posicionamento

Após reunião realizada com a comunidade indígena, o prefeito de Ubatuba, Delcio Sato (PSD), encaminhou em 9 de abril o ofício n. 217/2019/GP-ACG à União e ao Ministério da Saúde, manifestando posição contrária ao desmantelamento do subsistema de atendimento à saúde indígena, destacando, entre outros pontos, a responsabilidade do governo federal para com os povos indígenas.

 “O Sistema Único de Saúde – SUS, em que pese a universalidade no atendimento, não pode ignorar as peculiaridades dos povos indígenas, que demandam um atendimento diferenciado e que certamente não será compatível com as possibilidades econômicas dos municípios, acarretando em desassistência e retrocesso aos direitos indígenas já consolidados ao longo de anos.”

Diante desta notícia sobre suspensão do contrato de transporte e da recusa do Ministério da Saúde em atender as lideranças indígenas, a Prefeitura de Ubatuba enviará novo ofício solicitando mais informações uma vez que a Secretaria Especial de Saúde Indígena já havia manifestado que não haveria descontinuidade das ações.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Câmara de Caraguatatuba aprova projeto que inclui Festa de Nossa Senhora dos Navegantes no calendário de eventos

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou nesta terça-feira (8/04), a 10ª sessão ordinária. Na pauta…

30 minutos ago

Trabalhadores da Organização Social João Marchesi têm direitos assegurados após devolução de R$ 10 mi de provisionamento das verbas trabalhistas

Os funcionários da Organização Social João Marchesi, que prestam serviços ao governo municipal de Caraguatatuba,…

50 minutos ago

DJ Mateus Thomé, Duo Flor & Truco e Banda Manauê prometem animar próximo Luau na Praia do Arrastão

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação…

12 horas ago

Mundial de Beach Tennis: BT200 Maresias promete duelos emocionantes e muito entretimento para o público

São Sebastião costuma receber megaeventos de beach tennis, mas desta vez a cidade superou todos…

13 horas ago

Projeto “Bendita Fruta” de incentivo à leitura começa neste sábado em Caraguatatuba

Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9 horas, no Espaço Cultural Casa da…

13 horas ago

Ilhabela Jam movimenta Praia do Perequê com música, improviso e talentos locais neste final de semana

A Praia do Perequê será o cenário de mais uma edição do Ilhabela Jam, que…

13 horas ago