Categories: CidadesPolítica

Prefeito presta contas e fala de enfrentamentos como drenagem, transporte púbico e infraestrutura de Saúde e Educação

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, participou na noite desta terça-feira (10/12) da Prestação de Contas Anual na Câmara.

Com a presença de vereadores e de secretários municipais, o prefeito apresentou um vídeo com um resumo dos últimos 8 anos de realizações e conquistas para a cidade. Depois fez uma explanação dos desafios enfrentados no período.

“Caraguatatuba percorreu um caminho de transformação. Enfrentamos desafios e alcançamos conquistas de grande impacto. Passamos por chuvas e enfrentamos a maior pandemia da história com seriedade, além de enfrentamentos de temas que estavam esquecidos como drenagem, transporte público, regularização fundiária. Quebramos barreiras e mostramos que Caraguatatuba não tem dono, passa pela mão de todos o desenvolvimento da cidade. Precisamos olhar Caraguatatuba para frente nos trilhos do desenvolvimento”, comentou ele.

Na área da Saúde, ele destacou os investimos em infraestrutura com a entrega de cinco novas UBSs, duas novas UPAs, Pró-Mulher, dois Centros de Apoio Psicossocial, novas bases do SAMU, 54 novos leitos da Casa de Saúde Stela Maris, além do aumento no número de atendimentos e profissionais na Estratégia de Saúde da Família.

Na Educação foram implantadas novas tecnologias nas escolas, kit escolar, uniformes e material didático para dar mais motivação aos alunos. Foram criadas mais de 5 mil vagas e 14 novas escolas e foi ampliado o atendimento da Educação Inclusiva, para que todos tenham direito ao ensino de qualidade.

As obras contra enchentes foram priorizadas com R$ 200 milhões investidos de Norte a Sul, incluindo canais, valas e obras mais complexas cortando rodovias, além do Enrocamento do Juqueriquerê. Mais de 150 ruas foram pavimentadas e mais de 90% do esgoto foi tratado e coletado, além da assinatura do novo contrato com a Sabesp que garante que até 2027 Caraguatatuba tenha a universalização dos serviços de água e esgoto.

Dignidade

Com a regularização fundiária, mais famílias puderam realizar o sonho. A entrega dos títulos é um exemplo do compromisso com a segurança e o futuro de cada morador. Foram 3,1 mil famílias beneficiadas em 36 núcleos regularizados.

E falando em dignidade, a assistência social foi prioridade! Com o Sistema Único de Assistência Social, ampliou-se o atendimento às famílias que mais precisam, oferecendo suporte e respeito. Dezenas de programas são exemplos desse compromisso, atendendo desde a criança até o idoso com fortalecimento do vínculo familiar.

Foi criada a maior estrutura de atendimento e acolhimento para a população adulta de rua com reconhecimento do Governo Federal. Isso é fazer mais por quem precisa!

Servidor

Com a valorização através de benefícios, a Prefeitura reconheceu o esforço e o compromisso de cada um que faz Caraguatatuba acontecer.

“Promovemos o retorno da falta abonada, criamos o Vale Refeição e o Clube do Servidor, além do Plano de Amortização do CaraguaPrev. Equiparamos salários de algumas categorias com o piso nacional, e mais de 70% dos cargos comissionados foram preenchidos por servidores públicos de carreira, além de concurso público em diversas áreas”, destacou.

Mobilidade e Segurança

Na Mobilidade Urbana, a parceria com o Estado facilitou a locomoção da cidade: Obras dos Contornos, recapeamento da SP-55 e a entrega da Nova Serra foram importantes intervenções para a Caraguatatuba do Futuro.

Segundo o prefeito, outro grande ganho para a população foi a troca da empresa do Transporte Público Municipal: nova frota, novas linhas, conforto e qualidade no serviço que fizeram a diferença na vida do usuário.

“Garantimos o retorno das câmeras de monitoramento e criamos o COI – Centro de Operações Inteligentes. São 183 câmeras monitorando a cidade de Norte a Sul. Além disso, criamos a Guarda Civil Municipal, a Ronda Escolar, o aplicativo SOS Escola e o aplicativo Caraguá Pra Elas”, comentou o prefeito.

Juventude

A Prefeitura de Caraguatatuba deu uma atenção especial aos projetos voltados à juventude, como a Guarda Mirim, um projeto que transformou a vida de quase 300 jovens e suas famílias.

Além disso, foram criadas capacitações e parcerias com empresas para realização dos Mutirões do Primeiro Emprego e de Workshops voltados para a juventude. Tudo isso para fortalecer o Conselho Municipal da Juventude, criado na nossa gestão.

Meio Ambiente

A Prefeitura de Caraguatatuba criou ações sustentáveis com projetos como Horta Escolar, Plantio de Mudas, Adote uma Praça. Foi criado ainda o primeiro espaço do Litoral Norte voltado para estudo, observatórios e visitas técnicas: o Parque Natural Municipal Juqueriquerê.

O ambiente sustentável só funciona com a colaboração de todos e por isso a Prefeitura investiu pesado na implantação da Coleta Seletiva e na construção de quatro Ecopontos para garantir o destino correto de resíduos.

Turismo, Esporte, Lazer e Cultura

Investir em esporte é investir em Saúde também! Hoje são mais de 18 mil atendimentos nas escolinhas esportivas para jovens, adultos e idosos.

Caraguatatuba respira esporte e cultura com mais de 200 eventos desde 2017 e cerca de 150 mil participantes. A cidade se transformou num polo hoteleiro e de construção civil, atraindo investimentos e fortalecendo a economia local.

A Prefeitura facilitou a vinda de empresas com a emissão de alvarás mais rápidos. Foram mais de 6 mil desde 2019. Tudo isso impulsionou a geração de emprego e renda para trabalhadores e o surgimento de novos empreendedores.

A cidade se transformou na capital do empreendedorismo, com o município dando oportunidades aos empreendedores. Foi criado o Empreenda Já, houve qualificação de mão de obra e promoção de feiras, como o Empreenda Caraguatatuba que movimentou mais de R$ 80 milhões em seis edições.

Idosos e PcDs

E já que cuidar é um compromisso forte, falar nos nossos idosos é garantir um futuro seguro e uma qualidade de vida digna!

Foram ampliadas as vagas no CIAPI, implantação de Academias da Terceira Idade e acompanhamento de perto daqueles que não têm familiares. Tudo isso rendeu ao município o prêmio de 16ª melhor cidade do Brasil para a pessoa idosa viver.

As Pessoas com Deficiência também tiveram seus benefícios e direitos garantidos ao longo desses anos. Além dos projetos e ações voltados ao atendimento desse público, promovemos a inclusão criando o Setor de Empregabilidade, que coloca profissionais PcDs no mercado de trabalho. É mais respeito e dignidade para todos!

Futuro

“Hoje Caraguatatuba é uma cidade que valoriza as pessoas, enfrenta os desafios e cresce de forma sustentável! Esse é o legado que deixamos a cada cidadão que contribuiu com essa história! Uma cidade que virou destaque na região com o melhor IDEB, referência em transparência e recebeu importantes prêmios como o Cidades Excelentes em Saúde e Bem-Estar, além de estarmos entre as 16 melhores cidades do Brasil para o idoso viver”, finalizou o prefeito.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Léo Gimenes vai tentar o tricampeonato brasileiro de SUP Surf

O jovem lidera ranking nacional e segue firme na disputa por três títulos inéditos em…

3 horas ago

Soldador morre após acidente com ônibus na Costa Norte de São Sebastião

Vítima estava de bicicleta na contramão numa curva quando bateu de frente no coletivo Um…

4 horas ago

Festa da Banana da E.M. Profª Maria Josefina Giglio chega a sua 19ª edição

No próximo sábado, 12, a EM Professora Maria Josefina Giglio será palco de uma das…

4 horas ago

Circuito Litoral Norte de São Paulo lança segunda edição do Concurso Cultural de Fotografia

O Consórcio Intermunicipal Turístico Circuito Litoral Norte de São Paulo, formado pelas cidades de Bertioga,…

5 horas ago

Prefeitura de São Sebastião realiza na sexta ação de bloqueio a criadouros do Aedes aegypti na Vila Sahy

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realiza nesta sexta-feira…

9 horas ago

Pescadores artesanais têm até 30 de abril para solicitar vistoria pública em embarcações

Os proprietários de embarcações com autorização ou permissão prévia de pesca registrada no Sistema Informatizado…

11 horas ago