A Área de Preservação Ambiental (APA) Baleia Sahy ganhou seu plano de manejo nesta sexta-feira (5), no Dia do Meio Ambiente.
O prefeito Felipe Augusto assinou decreto em uma cerimônia com poucas pessoas no Instituto Verdescola, em Barra do Sahy, na Costa Sul de São Sebastião.
Neste documento é estabelecido o zoneamento e quais as normas que devem nortear o uso da área, incluindo como deve ser feito o controle dos recursos naturais e a implantação de estruturas físicas necessárias para a gestão da APA de forma interativa, com o planejamento e a gestão municipal.
De acordo com o prefeito Felipe Augusto, o plano de manejo é uma ferramenta de contribuição para as próximas gerações. “É a defesa do Meio Ambiente se materializando em um documento muito importante”, considerou Felipe Augusto ao falar do uso sustentável como um dos pilares para a melhoria da qualidade de vida da população que reside no entorno.
Vale destacar que o plano de manejo é um documento técnico fundamentado nos objetivos gerais de uma Unidade de Conservação, e que segue critérios e normas do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).
A presidente do Instituto Verdescola, Maria Antônia Civita, destacou o empenho do Governo Municipal e a importância da sociedade civil atuar parceira do Poder Público.
“Agradeço o prefeito Felipe Augusto que entendeu a importância dessa área preservada”, ressaltou Maria Antônia.
Conservação – A ação do Governo Municipal se dá em parceria com a sociedade civil. Desde a criação da unidade de conservação, o Instituto Conservação Costeira (ICC), entidade ambientalista atua em parceria com o Governo Municipal na gestão da área.
Esse modelo de administração da área é acompanhado por um Conselho Gestor formado paritariamente de membros do Poder Público e da sociedade civil que atua na região.
A advogada Fernanda Carbonelli presidente do ICC considera a realização de um sonho. “A comunidade esteve envolvida em todo o projeto de construção do plano de manejo para São Sebastião ter hoje, na comemoração da Semana do Meio Ambiente, este plano promulgado, o que é um marco ambiental histórico para a cidade”, destacou Fernanda.
A APA Baleia Sahy é uma Unidade de Conservação Municipal criada em 2013 em área que se estende entre as praias da Baleia e Barra do Sahy. São mais de 87 espécies da fauna nativa da Mata Atlântica protegidas no local.
São Sebastião entrou em estado de alerta neste fim de semana após registrar chuvas intensas…
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Defesa Civil, informa que, devido à forte chuva…
Famílias desalojadas na região do Taquaral estão abrigadas na EM José Simeão Conforme previsão da…
Fluxo está sendo feito pela Serra Nova com Operação Comboio A Concessionária Tamoios informa que,…
Em comemoração aos 168 anos de Caraguatatuba, comemorado dia 20 de abril, a TV Câmara…
A Polícia Civil de Ilhabela, por meio do Setor de Investigações, efetuou a prisão de…