Prefeito de Ubatuba participa de entrega da primeira fase de centro de reabilitação de animais marinhos

Cerimônia aconteceu na quarta-feira, 15, no Perequê-Açu

O prefeito de Ubatuba, Délcio Sato, esteve presente na cerimônia de entrega da primeira fase do Centro de Reabilitação e Triagem de Animais Aquáticos (CRETA), realizada na manhã de quarta-feira, 15. O CRETA está instalado na avenida Governador Abreu Sodré, no bairro do Perequê-Açu, em área cedida ao Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha.

Além do vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Jurandir de Oliveira Veloso (Pelé) e de diversos membros do secretariado municipal, o evento contou com as presenças de Hugo Gallo, presidente do Instituto Argonauta, do Aquário de Ubatuba e do Ubatuba Convention & Visitor’s Bureau, Carla Beatriz, diretora executiva do instituto, o presidente da Câmara Municipal, vereador Silvinho Brandão, e os vereadores Adão Pereira, Manuel Marques e Rochinha do Basquete.

A unidade integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), um dos condicionantes para o licenciamento ambiental federal das atividades de produção e escoamento de petróleo e gás natural pela Petrobras. O PMP tem o objetivo de avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos debilitados e coleta dos mortos.

“Tenho certeza que este centro vai trazer melhorias na qualidade ambiental”, destacou André Silva Barreto, pesquisador e coordenador-geral do PMP-BS pela Univali – Universidade do Vale do Itajaí, de Santa Catarina. Além da unidade de Ubatuba, outra unidade semelhante está em construção em Cananéia, no litoral sul de São Paulo.

O oceanógrafo Hugo Gallo Neto, presidente do Instituto Argonauta, lembrou que, junto com o Tamar e o Aquário de Ubatuba, a organização é uma das pioneiras no Brasil a realizar o trabalho de resgate e reabilitação da fauna marinha. “Somente de agosto de 2015 até o momento, já atendemos a 5.221 ocorrências”. Ele agradeceu os diferentes parceiros na iniciativa – a Petrobras, a Prefeitura de Ubatuba e a Univali – e destacou que os investimentos no CRETA de Ubatuba, incluindo o terreno, ultrapassarão os 10 milhões de reais.

“Mais que uma exigência legal, o cuidado com o meio ambiente é uma preocupação permanente da companhia”, explicou Osvaldo Kawakami, gerente-geral da unidade de Exploração e Produção da Petrobras para a Bacia de Santos. Ele relatou que desde o início do PMP-BS mais de 44 mil animais foram registrados numa extensão que cobre de Santa Catarina ao Rio de Janeiro e 405 animais foram reintroduzidos na natureza. “Entre os animais mortos, constatamos que não houve interferência da bacia de Santos: a maior parte morreu em consequência do lixo produzido pelo homem”, alertou.

O prefeito Sato agradeceu a todos os presentes e às parcerias estabelecidas para que o CRETA se tornasse realidade e destacou a importância da conscientização das pessoas. “Esta área estava abandonada há mais de 30 anos sem um projeto de ocupação. Esta obra vale tanto pela questão ambiental quanto educacional. E somente foi possível em parceria; a Prefeitura de Ubatuba jamais faria isto sozinha. Deixamos um legado para a cidade, fruto de um trabalho incansável para entregar uma cidade melhor”, finalizou.

Além do espaço para o resgate, reabilitação e triagem de animais aquáticos, a nova área também vai contar com um museu marinho para visitação. A previsão para abertura do espaço para visitação é no segundo semestre de 2019.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Inscrições para Corrida de Aniversário da Cidade começam na próxima segunda-feira

Os amantes da corrida de rua já podem se preparar e marcar no calendário um…

4 horas ago

SP fará restituição de IPVA a donos de veÍculos roubados ou furtados em 2024

Secretaria da Fazenda e Planejamento reembolsará mais de R$ 24 milhões divididos em quatro lotes,…

6 horas ago

Chuva intensa coloca São Sebastião em estado de alerta e provoca quedas de árvores e falta de energia

São Sebastião entrou em estado de alerta neste fim de semana após registrar chuvas intensas…

22 horas ago

Defesa Civil de Ilhabela registra 30 quedas de árvore com chegada da frente fria

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Defesa Civil, informa que, devido à forte chuva…

22 horas ago

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros resgatam 12 pessoas em área alagada de Ubatuba

Famílias desalojadas na região do Taquaral estão abrigadas na EM José Simeão Conforme previsão da…

24 horas ago

Serra Antiga da Tamoios está temporariamente interditada por alto volume de chuvas

Fluxo está sendo feito pela Serra Nova com Operação Comboio A Concessionária Tamoios informa que,…

1 dia ago