Prefeito de Ilhabela encaminha à Câmara projeto que cria Conselho de Acompanhamento da aplicação dos royalties

Representando o prefeito Márcio Tenório, o secretário de Gestão Financeira, Tiago Corrêa, entregou no legislativo o projeto de autoria do Executivo

O Prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, encaminhou, na tarde dessa quinta-feira (28), por meio do secretário de Gestão Financeira, Tiago Corrêa, para a Câmara Municipal, projeto de lei que cria o Conselho Municipal de Acompanhamento da Aplicação dos Royalties – CONFIRO, aportados ao Fundo Soberano do município.

O CONFIRO tem como finalidade acompanhar e deliberar, em conjunto com o Conselho Administrativo do Fundo Soberano, quanto a gestão, aplicação e resgate dos recursos dos royalties aportados ao Fundo Soberanos de Royalties.

É de competência dos Conselhos, aprovar a forma, o prazo e a natureza dos investimentos do Fundo Soberano, observadas as diretrizes legais de aplicação, critérios e níveis de rentabilidade e de risco; deliberar acerca da contratação de instituições financeiras federais para atuarem como agentes operadores do Fundo; entre outros.

O Conselho de Acompanhamento terá composição paritária, já considerando os membros do Conselho Administrativo do Fundo, ainda terá membros indicados pelo Executivo e membros da Sociedade Civil Organizada. Seus membros não receberão qualquer espécie de remuneração.

Vale lembrar que, por iniciativa do chefe do Executivo, de forma inédita no Brasil, foi criado o Fundo Soberano de Royalties do Município de Ilhabela, uma garantia da segurança financeira da cidade, com o objetivo de promover investimentos em ativos no país, formar poupança pública, mitigar os efeitos dos ciclos econômicos e fomentar projetos de interesse estratégicos no arquipélago.

De acordo com Tiago Corrêa, hoje Ilhabela possui R$ 67 milhões provisionados do Fundo Soberano de Royalties. “Com a atualização monetária e taxa de aplicação, o Fundo já tem provisão de arrecadação de mais de R$2 bilhões, projetados para os próximos 10 anos”, enfatizou o secretário.

Para Tenório, a participação da sociedade civil organizada no Conselho de Acompanhamento é de extrema importância, e ressaltou que o atual Governo possibilita a participação popular: “A Administração vem aplicando com responsabilidade os recursos dos royalties. E Agora com a criação do Conselho, a sociedade vai acompanhar, deliberar e gerir esses recursos provenientes dos royalties do petróleo e gás, que vão garantir a segurança financeira no futuro do município”, afirmou o prefeito que ainda informou que solicitou que a Secretaria de Gestão Financeira elaborasse um estudo, referente a possibilidade de aumentar os aportes ao fundo.

“O estudo será concluído em 60 dias, assim como alterações na legislação do Fundo Soberano, com o objetivo de melhorar a qualidade na aplicação dos recursos financeiros”, concluiu o chefe do Executivo.

A Prefeitura aguarda a aprovação do projeto pela Câmara, que vai garantir maior transparência no processo de acompanhamento pela sociedade civil e espera o apoio do Legislativo.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Léo Gimenes vai tentar o tricampeonato brasileiro de SUP Surf

O jovem lidera ranking nacional e segue firme na disputa por três títulos inéditos em…

2 horas ago

Soldador morre após acidente com ônibus na Costa Norte de São Sebastião

Vítima estava de bicicleta na contramão numa curva quando bateu de frente no coletivo Um…

2 horas ago

Festa da Banana da E.M. Profª Maria Josefina Giglio chega a sua 19ª edição

No próximo sábado, 12, a EM Professora Maria Josefina Giglio será palco de uma das…

2 horas ago

Circuito Litoral Norte de São Paulo lança segunda edição do Concurso Cultural de Fotografia

O Consórcio Intermunicipal Turístico Circuito Litoral Norte de São Paulo, formado pelas cidades de Bertioga,…

4 horas ago

Prefeitura de São Sebastião realiza na sexta ação de bloqueio a criadouros do Aedes aegypti na Vila Sahy

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realiza nesta sexta-feira…

7 horas ago

Pescadores artesanais têm até 30 de abril para solicitar vistoria pública em embarcações

Os proprietários de embarcações com autorização ou permissão prévia de pesca registrada no Sistema Informatizado…

9 horas ago