Prefeita Gracinha e Yacht Club confirmam parceria para realização da 46ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela
O maior evento de vela do Brasil e da América Latina será realizado de 13 a 20 de julho
Reunião realizada na manhã desta sexta-feira (14), entre a prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, secretários municipais de Planejamento e Gestão Estratégica (Luiz Antônio dos Santos – o Luiz Lobo), Esporte e Lazer (José Roberto de Jesus – o Beto de Mazinho), Desenvolvimento Econômico e do Turismo (Bianca Colepícolo) e diretores do Yacht Club de Ilhabela, confirmou o apoio e parceria da Prefeitura para a realização da 46ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, de 13 a 17 de julho.
Durante o encontro, que contou com as presenças de Mauro Dattori, diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela, Alex Costa Pereira (diretor jurídico do Yacht Club) e Carlos Sodré (coordenador técnico da Vela em Ilhabela), a prefeita, secretários e os representantes do Yacht trataram das providências já iniciadas para realização da principal competição da modalidade no Brasil. “O objetivo principal da reunião foi confirmar o apoio e a parceria”, destacou a chefe do Executivo ilhéu, Gracinha.
O diretor do Yacht e organizador da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, Mauro Dattori, falou sobre a reunião desta sexta-feira. “Esse entendimento com a prefeita e secretários é fundamental para realizar mais um evento de grande sucesso e divulgar a cidade e a vela. O trabalho já começou, tratamos de vários aspectos do evento, das atividades de dentro e de fora d’água”, disse Mauro Dattori.
Após o encontro desta sexta-feira, os secretários municipais realizarão novas reuniões nos próximos dias para avançar ainda mais nos preparativos do evento, que no ano passado confirmou o sucesso e com as regatas, atrações, shows e muita atividade cultural do Race Village – estrutura instalada no Centro Histórico da cidade –, que atraiu milhares de turistas e movimentou a economia do município no período.
O evento
A Semana de Vela é tradicional na ilha e todo ano atrai velejadores de outros Estados e de outros Países, pela geografia da região e pelas condições perfeitas nas águas do arquipélago, que favorecem o esporte.
A criação do Race Village, em 2017, veio a somar para o sucesso, levando o evento, que antes se concentrava no Yacht Club de Ilhabela, para o Centro Histórico da cidade, com o objetivo de integrar a comunidade, turistas, visitantes e velejadores com suas famílias. Esse espaço ofereceu nos últimos anos shows com artistas conhecidos do público, além de apresentações de dança, exposições, espaço de cinema, palestras, passeios para acompanhar as regatas e muito mais.
O secretário de Esporte e Lazer, Beto de Mazinho, lembrou que a parceria entre a Prefeitura e Yacht Club resultou em um retorno visto também pelos comerciantes e pela rede hoteleira. “Nesse período, em julho de 2018, a taxa de reservas nos hotéis chegou a 90% e à média mensal se manteve em 80%. Estima-se que em torno de 70 mil pessoas frequentaram o Race Village durante o mês náutico”.