Prefeita de Ilhabela defende elaboração de plano de contingência no Litoral Norte para combater mancha de óleo

Na foto:Prefeita Gracinha, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Bianca Colepicolo, e o diretor do Porto, Paulo Oda

Gracinha falou do assunto durante reunião de trabalho com o diretor-presidente do Porto de São Sebastião

A prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, acompanhada da secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Bianca Colepicolo, reuniu-se nesta quarta-feira (13), com o diretor do Porto de São Sebastião, Paulo Tsutomo Oda, para tratar da possibilidade da assinatura de convênio entre a prefeitura e o porto com o objetivo de ampliar a atuação em segurança e em emergência. No encontro, a prefeita propôs reunir todas as cidades do Litoral Norte para elaboração de um plano de contingência para vazamento de óleo e também para o caso de a mancha de óleo que atingiu o Nordeste Brasileiro chegar à região.

Na reunião, realizada na prefeitura, os representantes do Executivo e do Porto demonstraram interesse na assinatura do convênio, que permitirá a ampliação de investimentos em segurança e atuação ampliada em situações de emergência. De acordo com a conversa desta quarta-feira, por meio do convênio o porto ofereceria o atendimento de emergência para vazamento de óleo, queda de pessoas na água, incêndio em embarcações, entre outros; enquanto a prefeitura estruturará uma equipe própria. “Permitirá (o convênio) investimentos na ampliação da segurança e o atendimento de emergências”, afirmou Paulo Oda.

A prefeita falou do encontro no gabinete. “Veio (o presidente do porto) alinhar sobre como a prefeitura poderá participar da ampliação da segurança, por meio do patrulhamento da guarda portuária, e também fazer o atendimento de emergência em várias situações”, destacou Gracinha Ferreira.

Gracinha, que está há seis meses à frente da Prefeitura, demonstrou preocupação com a possibilidade de vazamento de óleo no canal e por isso propôs o debate com as demais cidades do litoral paulista para tratar o tema, lembrando, inclusive, a questão da ocorrência do vazamento de óleo no nordeste brasileiro, que se chegar à região também exigirá a execução de um plano de contingência.

A secretária de Turismo, Bianca Colepicolo, também falou da reunião de trabalho. “A prefeita Gracinha demonstrou, mais uma vez, o protagonismo de Ilhabela e propôs a reunião das cidades na ampliação das atividades de segurança e emergenciais e também a elaboração do plano de contingência para o litoral paulista”, concluiu.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Avistamento de Baleias Tropicais encantam moradores e turistas de Ilhabela

Ilhabela foi palco, na última quarta-feira (20), de mais um belo espetáculo na região da…

2 horas ago

Estado abre Consulta Pública do projeto de concessão do serviço de travessia de balsa

O governo de São Paulo publicou nesta sexta-feira (22), no Diário Oficial, a abertura da…

3 horas ago

Festival de Surf da Ascam 2024 busca resgatar cultura do surfe através do encontro de gerações

A Associação de Surf, Cultura e Meio Ambiente de Cambury (Ascam), com apoio da Prefeitura…

3 horas ago

GCM de Caraguatatuba apreende 60 cápsulas de cocaína e mais de R$ 2 mil em abordagem no Golfinhos

A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba apreendeu 60 cápsulas de cocaína e aproximadamente dois mil…

3 horas ago

Caraguatatuba promove Feira de Adoção de Cães e Gatos neste sábado

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba realiza neste sábado (23), das 9h…

3 horas ago

Corpo de Bombeiros atende ocorrência de incêndio em Ilhabela

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foram acionados na manhã desta sexta-feira (22), após uma…

6 horas ago