Postos de saúde de Ubatuba retomam rotina de vacinação contra a Covid-19

Idosos de 68 anos já podem tomar a vacina

A Vigilância em Saúde de Ubatuba informa que a vacinação contra a Covid-19 do grupo prioritário de 68 anos iniciou nesta segunda-feira, 5 de abril, nas unidades de saúde. Porém, o município recebeu apenas 560 doses, um número inferior ao que é necessário, segundo levantamento das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Outras 800 doses chegaram, mas são destinadas à segunda dose de grupos anteriores.

A vacinação em primeira dose dos idosos da faixa de 69 a 71 anos também continuará a ser feita nas unidades onde ainda restam doses disponíveis, bem como a vacinação em segunda dose daqueles que já tomaram a vacina Coronavac/Butantan.

O procedimento é o mesmo: verifique no site o horário de atendimento da unidade de saúde e compareça no dia indicado. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe de Estratégia de Saúde da Família. Os contatos estão na página da Prefeitura de Ubatuba (ver link no final do texto). No caso de vacinação em segunda dose, é obrigatório apresentar a carteirinha com a comprovação da primeira dose.

Outra alternativa para quem não está com o cadastro atualizado é preencher os dados para atualização de maneira online, no formulário disponível em: https://cutt.ly/axuDC0Q As informações cadastradas são encaminhadas à equipe do posto de saúde do bairro correspondente, que entra em contato no momento de vacinação da faixa etária do inscrito.

Já no caso dos profissionais de segurança pública e administração penitenciária, a estratégia de vacinação será alinhada em reunião entre o Centro de Vigilância Epidemiológica do estado de São Paulo e a secretaria municipal de Saúde que acontecerá nesta semana.

A Vigilância informa que as unidades de saúde da região sul afetadas por falhas no fornecimento de energia elétrica – Perequê-Mirim, Rio Escuro, Lagoinha e Praia Dura – aguardam parecer do Estado para dar continuidade na vacina para essa faixa etária.

Sobre a quantidade de vacinas

O número de doses recebidas segue diferentes parâmetros como a estimativa populacional do IBGE para uma determinada faixa etária (por exemplo, a de idosos) ou o número de pessoas que efetivamente foram vacinadas contra a Influenza em 2020 (trabalhadores da saúde), entre outros critérios. Como a adesão da população à vacinação contra a Covid-19 é grande, estão faltando vacinas para atender todas as pessoas de cada grupo prioritário.

Para agilizar a imunização, é importante também realizar o pré-cadastro do idoso no site https://vacinaja.sp.gov.br/

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Eleição municipal movimenta mais de 186 mil processos na Justiça Eleitoral de SP

Maioria das ações registradas entre julho e outubro está relacionada a registro de candidatura, prestação…

23 minutos ago

Rodovia dos Tamoios é considerada 2ª melhor rodovia do país

Pesquisa foi divulgada pela CNT A Rodovia dos Tamoios (SP 099) foi considerada a segunda…

30 minutos ago

Serramar Shopping recebe Simulado de Ocorrência da Polícia Militar neste domingo

Realização de treinamento no Serramar Shopping reforça parceria do empreendimento com a Polícia Militar A…

3 horas ago

Festa de Réveillon em São Sebastião terá show pirotécnico e DJs em nove pontos da cidade

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), está preparando uma…

5 horas ago

Alunas da rede municipal de São Sebastião concluem intercâmbio na Itália

As alunas intercambistas retornaram ao Brasil na última segunda-feira (18), encerrando seu Intercâmbio Educacional e…

5 horas ago

PAT de Ilhabela oferece mais de 200 vagas de emprego em diversas áreas

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Ilhabela está com mais de 200 oportunidades…

6 horas ago