Polícia Militar Ambiental resgata dois papagaios em Caraguatatuba
Nesta segunda-feira (16/08), uma equipe da Polícia Militar Ambiental foi acionada para uma ocorrência de maus tratos pelo bairro Morro do Algodão, em Caraguatatuba. Segundo a denúncia uma mulher possuía um cachorro e dois papagaios e constantemente agredia e gritava com os animais.
Na residência os policiais foram recebidos pela proprietária que autorizou a fiscalização, constatando a posse dos animais denunciados sem sinais de maus tratos, estando o cachorro bem alimentado, com água em abundância e local coberto para dormir e os papagaios (papagaio-verdadeiro) bem cuidados, porém a responsável não possuía autorização do órgão competente para manter as aves silvestres em cativeiro.
Diante a infração ambiental, os papagaios foram apreendidos e destinados para o CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) de Lorena, onde receberão os cuidados necessários. A proprietária dos animais foi autuada em R$1.000,00 reais pelo crime ambiental.
O Papagaio-verdadeiro é uma das espécies que mais sofrem com o tráfico ilegal de animais silvestres. Por ser uma ave localizada com facilidade no território brasileiro e ter o “dom da fala”, é cobiçado pelos homens para ser usado como animal de estimação, porém a compra ilegal movimenta um mercado sombrio, que utiliza formas de captura e transporte precários. Grande parte das aves são transportadas em caixas pequenas, tubos de cano, caixa de sapatos, dentre outros, sem ventilação e escondidas para dificultar a localização em fiscalizações, o que causa a morte de grande parte delas.
Denúncias podem ser feitas pelos telefones 190 e (12)3886-2200 da Polícia Militar Ambiental de Caraguatatuba.