Polícia Ambiental prende caçador em Ubatuba
No sábado (27/05), equipes do Grupamento de Força Tática da Polícia Ambiental do Litoral Norte receberam denúncia de caça ilegal de animais silvestres no município de Ubatuba, onde um homem foi visto portando arma de fogo tipo espingarda. Os militares acessaram uma trilha pela praia da Caçandoquinha, e após duas horas de patrulhamento tático em área de mata, localizaram estruturas utilizadas por caçadores conhecida como “trepeiro”, que são bases construídas em árvores servindo como local de abate de animais que passam por trilhas ou param para se alimentar nas cevas (alimentos) deixadas pelos caçadores.
Seguindo na trilha os policiais localizaram uma casa sem muros, visualizando um homem armado de espingarda que ao notar a presença das equipes tentou se evadir, resistindo à abordagem sendo prontamente contido. O homem confessou que realiza a prática de caça de animais silvestres na região, e que adentrou a mata no período noturno, mas não havia abatido nenhum animal. Em posse do infrator os militares localizaram uma espingarda calibre 28, cartuchos e petrechos utilizados na prática delituosa. Na residência, os policiais localizaram outra espingarda calibre 32 e materiais correlatos ao crime.
O infrator e materiais foram encaminhados ao Distrito Policial de Ubatuba, onde a delegada de plantão elaborou boletim de ocorrência de porte e posse de arma de fogo de uso permitido, arbitrando fiança no valor de R$1.500,00 (um mil e quinhentos reais). Na esfera administrativa a Polícia Ambiental elaborou o Auto de Infração Ambiental pelo crime de caça no valor de R$500,00 (quinhentos reais).
Para solicitações e denúncias no Litoral Norte, a Polícia Ambiental pode ser acionada pelos telefones 190 ou (12) 3886-2200.