Uma equipe do Policiamento Militar Ambiental atendeu na tarde desta sexta-feira (08/01), uma denúncia de maus-tratos a animais no bairro do Getuba, em Caraguatatuba. A informação dava conta que três cachorros estavam numa residência sem água e comida.
No local os policiais ambientais foram recebidos pela proprietária da residência que liberou a entrada para fiscalização, onde foram localizados 03 cachorros, sendo 01 fêmea e 02 machos, sem alimentação e sem água, mantidos em local sujo e sem cobertura, permanecendo expostos ao sol e chuva.
Questionada, a mulher informou que os animais pertencem ao seu marido, que no momento da fiscalização encontrava-se ausente. Durante a apreensão dos animais pela equipe de agentes do Centro de Controle de Zoonose da Prefeitura de Caraguatatuba, compareceu o infrator ambiental, que contou que cuida dos cachorros sempre que pode, negando a prática de maus tratos.
Diante do flagrante os policiais ambientais apresentaram a ocorrência na Delegacia Central de Caraguatatuba e o delegado solicitou o laudo da Zoonose, para subsidiar o processo e posteriormente, concluir se ocorreu o crime de maus-tratos a animais.
Os policiais ambientais elaboraram o Auto de Infração Ambiental pelo crime praticado no art. 29 da resolução SMA 48/14 “Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”, com multa no valor total de R$ 9.000,00.
“Entende-se por abuso e maus-tratos, animais mantidos em recintos impróprios, debilitados por falta de alimento ou de acompanhamento de profissional habilitado, manter animais em local desprovido de asseio ou que lhes impeça a movimentação, o descanso ou os privem de ar e luminosidade.”
Denúncias podem ser feitas pelo telefone 190 e (12) 3886-2200 da Polícia Militar Ambiental de Caraguatatuba.
Neste domingo (13), Ilhabela será palco da rodada de abertura do Campeonato Paulista de Rugby…
Uma moradora foi surpreendida por um ataque covarde na noite de sexta-feira (11), quando retovava…
Preços do bacalhau ficam mais acessíveis e atraem consumidores A Páscoa de 2025 promete ser…
Jovem de 19 anos, da cidade de Campo Limpo Paulista desapareceu na praia de Maranduba…
Um veículo pegou fogo por volta 18h30, deste sábado (12), na alça de acesso ao…
Segundo a companhia, as intervenções têm como objetivo o prolongamento e reforço da rede de…