Polícia Ambiental flagra homem extraindo palmitos no Parque Estadual da Serra do Mar; multa chega a R$ 36 mil
Na tarde de quinta-feira (21/12), durante “Operação Verão Seguro 23/24”, uma equipe de Força Tática da Polícia Ambiental durante fiscalização no interior do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, munícipio de Ubatuba, identificaram sinais de movimentação humana recente em uma trilha, visualizando palmeiras cortadas e marca de botas. Em vistoria os militares ouviram barulho de latidos de cachorro e som de corte de árvore, visualizando um homem extraindo palmito, que ao notar a presença policial empreendeu fuga abandonando uma mochila com 18 unidades de palmito in natura e um facão.
Ao retornarem para o bairro, os militares visualizaram os cachorros que acompanhavam o infrator ambiental na área de mata e pedaços de casca de palmeira em uma residência sem muros e portão. No quintal da casa os militares visualizaram a roupa que o infrator utilizava no momento da fuga, bem como 16 unidades de palmito in natura.
Utilizando ferramentas inteligentes, os militares identificaram o responsável pela extração irregular de 34 unidades de palmito, elaborarando o Auto de Infração Ambiental por penetrar em Unidade de Conservação Ambiental sem autorização; Penetrar em Unidade de Conservação conduzindo instrumento próprio para exploração de produtos ou subprodutos florestais; e por cortar árvores cuja espécie seja especialmente protegida, totalizando R$36.000,00 reais em multa.
Os palmitos foram destruídos e destinados para o aterro sanitário tendo em vista possíveis contaminações e/ou perecimento. Denúncias podem ser feitas através dos telefones 190 e (12) 3886-2200 da Polícia Militar Ambiental de Caraguatatuba.