Categories: PlantãoPolícia

Polícia Ambiental apreende armas e munições durante fiscalização no Parque Estadual da Serra do Mar

O grupamento Ambiental do Litoral Norte durante “Operação Impacto” na tarde da última terça-feira (14/2), em ação conjunta com os vigilantes da Fundação Florestal, realizaram incursão em trilha que teve inicio na Rodovia Oswaldo Cruz na Natividade da Serra, área que compreende o Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Santa Virgínia. Utilizando técnicas de rastreamento humano, os militares percorreram 25 quilômetros em área de mata, totalizando 9h, de operação em trechos sinuosos e declives acentuados.

No trecho fiscalizado, os policiais encontraram dois ranchos típicos dos utilizados por caçadores para pernoitarem e praticar a caça ilegal, além de diversos trepeiros (estrutura montada em árvores onde os caçadores aguardam os animais silvestres sem serem percebidos, facilitando o abate). Como as estruturas atingiram área de Unidade de Conservação e não eram utilizados como moradia, os policiais realizaram a demolição para evitar o agravamento do dano ambiental. No final da trilha, um homem foi abordado e informou ser proprietário de uma residência em área de Zona de Amortecimento da Unidade de Conservação e que utiliza a trilha para acessa-la.

Fotos cedidas: Polícia Militar Ambiental

Indagado sobre a prática de caça ilegal de animais silvestres na região informou desconhecer qualquer atividade irregular, porém assumiu ter posse de uma espingarda de fogo que utilizava para a sua segurança. O morador autorizou a entrada dos policiais na sua residência, onde encontraram escondidas em disposições variadas da casa, uma espingarda de pressão e três espingardas de fogo calibre 32 sem registro, além de diversos petrechos utilizados na caça ilegal de animais silvestres como cartuchos, pote de pólvora, sacos de chumbo e um pio (apito que simula canto de aves para atrair o animal e realizar o abate).

O autor e objetos foram encaminhados à Delegacia de Polícia na cidade de Ubatuba onde o delegado de plantão elaborou o boletim de ocorrência arbitrando fiança no valor de R$434,00 reais e apreendendo os objetos. O sucesso da ocorrência deu-se além de tudo, à participação da sociedade civil na preservação e manutenção da segurança pública através das denúncias anônimas referentes o crime de caça ilegal na região, que podem ser feita através dos telefones 190 e (12) 3886-2200 da Polícia Militar Ambiental de Caraguatatuba.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Chuva intensa coloca São Sebastião em estado de alerta e provoca quedas de árvores e falta de energia

São Sebastião entrou em estado de alerta neste fim de semana após registrar chuvas intensas…

7 horas ago

Defesa Civil de Ilhabela registra 30 quedas de árvore com chegada da frente fria

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Defesa Civil, informa que, devido à forte chuva…

7 horas ago

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros resgatam 12 pessoas em área alagada de Ubatuba

Famílias desalojadas na região do Taquaral estão abrigadas na EM José Simeão Conforme previsão da…

9 horas ago

Serra Antiga da Tamoios está temporariamente interditada por alto volume de chuvas

Fluxo está sendo feito pela Serra Nova com Operação Comboio A Concessionária Tamoios informa que,…

9 horas ago

TV Câmara estreia neste sábado o programa ‘A Cara de Caraguá’ para celebrar os 168 anos de Caraguatatuba

Em comemoração aos 168 anos de Caraguatatuba, comemorado dia 20 de abril, a TV Câmara…

16 horas ago

Jornalista é preso após descumprir medida protetiva em Ilhabela

A Polícia Civil de Ilhabela, por meio do Setor de Investigações, efetuou a prisão de…

22 horas ago