Pescadores e marinheiros participam treinamento de Resgate e Sobrevivência no Mar ministrado pela Defesa Civil
Mais de 30 pescadores, marinheiro e agentes da Defesa Civil participaram, nesta sexta-feira (19), do treinamento de Resgate e Sobrevivência no Mar, realizada pela instituição, em parceria da Escola Náutica de Maresias, no píer de Boiçucanga.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil da cidade, Waguinho Barroso, o treinamento consiste em técnicas de abordagem em vítimas na praia e no mar. “Eles aprendem a abordagem com embarcação e individual, em grupos com boia circular na embarcação e técnicas de sobrevivência no mar para que consiga se manter o mais tempo possível boiando até que o resgate chegue”.
Ainda conforme ele, esse curso foi um pedido da comunidade e após o período do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), o órgão consegue focar em treinamentos de toda a contingência do município e da população. “É um treinamento que estamos estendendo à população, em específico a esse setor da pesca, que são os marinheiros que precisam ter algum conhecimento de sobrevivência e resgate no mar porque, geralmente, são eles que acabam encontrando pessoas à deriva”.
Foi com essa visão que Fábio Augusto Bonifácio Pena buscou fazer o treinamento. Morador de Boiçucanga, ele conta que costuma usar bastante embarcação de recreio e estar preparado é importante em caso de necessidade. “Recentemente tirei minha habilitação e acho importante fazer o curso para poder ajudar a salvar vidas. Como a gente está em um ambiente que é perigoso, qualquer conhecimento é válido e, nesse tipo de curso de salvamento a gente pode também aplicar em uma situação em terra com a nossa família, com uma pessoa que a gente não conhece, mas que precisa de ajuda”.
Há cinco anos atuando na Defesa Civil de São Sebastião, William Roberto Leite da Silva procura se atualizar participando dos cursos de acordo com os protocolos existentes. “A Defesa Civil é recapacitada e atualizada todos os anos. Não é de qualquer jeito que a gente vai atender a população, então, tem que estar sempre com os protocolos em dias para não ocasionar algum tipo de incidente à vítima da situação”.
Mais cursos
Já nos dias 29 e 30 de abril, a Defesa Civil realzia do Treinamento de Resgate Urbano para preparar a equipe do Serviço de Portaria (Seport) do Hospital de Clínicas de São Sebastião. Para que todos possam participar, as aulas serão divididas em duas turmas, das 8h às 17h, na base da Defesa Civil, no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande.
E no dia 7 de maio, a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec) vai preparar a comunidade da Vila Sahy, com esse mesmo curso, para que possa atuar em caso de situações adversas. O treinamento será no bairro, das 8h às 17h.