
PATA comemora 1 ano salvando vida dos anjos de quatro patas neste 1º de abril
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), comemora nesta terça-feira (1/4) o aniversário de um ano do Pronto Atendimento e Tratamento Animal (PATA), que funciona à rua Vereador Mário Olegário Leite, 97, na região central da cidade. E há motivos de sobra para comemorar, seja para a equipe de profissionais que trabalham no serviço ou para os tutores dos pacientes de quatro patas.
Nos últimos 12 meses, segundo o PATA, foram realizadas 11.116 consultas, 818 cirurgias gerais (tecidos moles), 139 cirurgias ortopédicas, 181 cirurgias oncológicos, além de 3.411 castrações. “Nesse período também registramos 35.024 exames laboratoriais e 12.222 exames de imagem”, disse a médica veterinária e responsável técnica do serviço, Myrian Id. “Outros números positivos mostram 22.614 medicações e 11.196 procedimentos ambulatoriais”, disse a veterinária.
O local conta com quatro consultórios para atendimento de clínica médica e cirúrgica, duas enfermarias para cão e gato e bloco cirúrgico altamente equipado. Além disso, existem salas para realização de exames de imagem (ultrassom e radiografias) e laboratório de análises clínicas, além de oferecer atendimento especializado em ortopedia e oncologia.
O Pronto Atendimento e Tratamento Animal ajudou a salvar a vida de muitos animais neste primeiro ano de funcionamento. Ronald Fernandes, morador de Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, manifestou sua gratidão pelo profissionalismo e competência da equipe do PATA. “É uma gratidão muito grande, minha gata Chiquinha passou por um processo bastante complicado de saúde e hoje está bem. Agradeço o atendimento de todos, a equipe trouxe acolhimento ao meu coração e dos meus bichinhos, só tenho elogios a toda equipe”, disse Fernandes.
Paulo Francisco, morador do Canto do Mar, na Costa Norte, disse que no final de junho do ano passado, após ter gasto uma quantia de dinheiro considerável com veterinários, recebeu a indicação de uma amiga sobre o funcionamento do PATA. “Aí começa nossa história, dei entrada com meu filhão, o Pierre, que não estava bem, e fomos muito bem atendidos por todos desde a recepção, dos veterinários, dos atendentes”, disse Francisco.
Pierre era um dos bulldogs do senhor Paulo, que acabou falecendo após a descoberta “de um problema grave nos rins”, disse o tutor. Ele conta que a equipe tentou diversos procedimentos para reverter o caso, mas o animal não resistiu e foi submetido a eutanásia. “Depois em outubro, minha cachorra, a Moana, teve um sangramento na boca, que descobrimos ser um tumor que ia do céu da boca até o cérebro”, disse Paulo Francisco, emocionado. “Também descobriram um tumor, que estava no coração dela”.
Após as perdas, Paulo Francisco escreveu uma carta agradecendo toda equipe. “Obrigado por fazerem parte da jornada da Moana e do Pierre. Eles podem ter partido, mas o amor e os cuidados que a equipe dedicou permanecem para sempre”.
A secretária de saúde de São Sebastião, Laysa Pires, disse que o PATA é um serviço essencial para o município. “Acompanhar a evolução e a aceitação do PATA pela população neste ano, enche nosso coração daquele sentimento de dever cumprido”, disse a secretária.
Idealizador do PATA enquanto ainda era secretário de Saúde, o prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, reforçou a importância de implantar esta unidade no município. “Há um ano entregamos um sonho para todos que se preocupam com o bem-estar animal. O PATA oferece tratamento de qualidade e gratuito a cães e gatos do nosso município, em uma estrutura moderna com equipamentos de última geração”.
E depois do PATA físico, o município recebeu também o PATA Móvel que consiste em um ônibus totalmente equipado que leva atendimento e castração aos animais nos bairros mais longínquos e feiras de adoção.