Pandemia aumenta descarte irregular de máscaras em praias e ponto turístico de Caraguatatuba

Reportagem flagrou descarte no Camaroeiro, Mirante do Santo Antônio e Martim de Sá.

Por/Weber de Carvalho 

Praia do centro próximo ao Camaroeiro

A obrigatoriedade do uso de máscaras em lugar público de Caraguatatuba, prevista em decreto municipal publicada pela prefeitura é a alternativa mais viável, após o isolamento social, para controlar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

Local destinado a devotos para pedidos e colocar fitinhas no Mirante de Santo Antônio

Após a exigência da utilização do material, a quantidade de máscaras descartadas de maneira irresponsável tem crescido e fica cada vez mais evidente em praias e pontos turísticos na cidade. A reportagem flagrou, em diferentes pontos da cidade, o descarte irregular do equipamento de proteção individual (EPI) espalhados no recém-entregue complexo turístico do Camaroeiro, praia Martim de Sá e Mirante do Morro Santo Antônio. Os pontos mais frequentados por moradores e turistas na cidade. “Todos os dias caminho na praia e sempre encontro várias máscaras na areia. Outro dia fui ao complexo turístico do camaroeiro e contei 10, muito triste essa falta noção das pessoas”, disse Mara Rodrigues dos Santos-moradora da cidade.

Fiscalização

No segundo final de semana de Outubro, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Vigilância Sanitária flagraram 60 pessoas sem a máscara de proteção facial de uso obrigatório devido à Covid-19.  Deste total, oito foram autuadas pela Vigilância sanitária com base em decreto estadual.

Fotos: Gigliardibafo Ferreira

A penalidade é de R$ 524,59 por pessoa, que equivale a R$ 4.196,72. São pessoas passeando pelas praias e outros espaços públicos sem a devida proteção. As que estavam nas feiras foram orientadas pela fiscalização de posturas e colocaram as máscaras.

Perigo

A exposição ao ar livre de um API que está contaminado é uma fonte de contaminação direta, o maior risco é de que algum desavisado pode pegar o material, seja para joga-lo no lixo ou até mesmo para usa-lo. Essa reutilização certamente vai contaminar a pessoa.

Como fazer

A pessoa que for descartar suas máscaras ao jogar fora tem que colocar o material em plástico amarrado. Ele tem que estar muito bem embalado para que este não seja um potencial de contaminação. Se a pessoa estiver contaminada, é necessário identifica-lo.

 

 

 

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Menor suspeito de integrar uma quadrilha denominada “Piratas do Asfalto” foi apreendido em Ilhabela

Um menor com passagem por roubo e tentativa de homicídio foi apreendido por uma equipe…

2 horas ago

Projeto Verão no Clima leva lazer e educação ambiental para praias do litoral paulista

Evento contará com ações educativas e mutirão de limpeza nas praias de Santos, Ilhabela, Guarujá…

3 horas ago

Prefeitura de Ilhabela lidera gestão pública no Litoral Norte com melhor desempenho no Índice de Efetividade da Gestão Municipal 2024

A gestão do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, foi destaque no Índice de Efetividade da…

1 dia ago

Prefeitura de São Sebastião alerta sobre prazo para renovação de licença de ambulantes

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), reforça a importância…

1 dia ago

“Remadão” movimenta Caraguatatuba neste domingo

Caraguatatuba recebe o tradicional “Remadão” neste domingo (16), às 7h, no molhe norte do Rio…

1 dia ago

“Canto Caiçara” apresenta programação do penúltimo fim de semana de shows em Caraguatatuba

Os shows do “Canto Caiçara” seguem como vitrine para artistas locais e movimentam Caraguatatuba neste…

2 dias ago