
Pancadas forte de chuva atingem São Sebastião na tarde deste sábado por causa das altas temperaturas
A Defesa Civil de São Sebastião emitiu, neste sábado (19/4), um alerta para avisar sobre as chuvas intensas no Litoral Norte. A condição é associada às altas temperaturas. Segundo a previsão dos meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), há condição para chuvas de mais de 60 mm. Embora os modelos meteorológicos não indiquem acumulados elevados, há risco de tempestades localizadas, que podem provocar alagamentos, deslizamentos de terra e outros transtornos em áreas vulneráveis.
O bairro Portal da Olaria, a Rua Hemiterio Vicente, em Boiçucanga, a Praia Preta do Centro, Varadouro e alguns pontos de Juquehy estão sem energia elétrica e as equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e EDP atuam com intuito de retomar a iluminação para as pessoas.
Moradores de áreas sujeitas a deslizamentos devem redobrar a cautela e acionar os órgãos competentes em caso de qualquer sinal de movimentação do solo.
Preocupado com a situação, o prefeito Reinaldinho Moreira determinou que todas as equipes que fazem parte do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) fiquem em alerta máximo para o caso de necessidade de remoção de moradores.
“Determinei que todas as equipes de limpeza e manutenção da cidade fiquem atentas e percorram os bairros para evitar alagamentos, por meio de uma operação que garanta o escoamento de águas nos bueiros e bocas de lobo para minimizar todos os impactos possíveis”, enfatizou o prefeito.
O coordenador da Defesa Civil Ricardo dos Santos também destacou que “nossa equipe está toda de prontidão para atender os moradores das áreas de risco ou onde precisar’.
Diante desse cenário, a Defesa Civil recomenda que a população fique atenta aos alertas meteorológicos e adote medidas preventivas, como evitar áreas de risco, manter atenção ao nível dos rios e encostas e buscar abrigo seguro durante tempestades.
As equipes da Defesa Civil de São Sebastião estão em alerta e monitoramento constantes. Em caso de emergência, os munícipes podem ligar para o telefone 199. Outros contatos úteis em situações de urgência incluem o Corpo de Bombeiros (193), Polícia Municipal (153), Polícia Militar (190) e SAMU (192).