Pais e alunos recebem kit com verduras e temperos cultivados em horta educativa
A unidade escolar EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no bairro Perequê Mirim, em Caraguatatuba, desenvolve desde 2018 o projeto “Horta em Movimento”, representado pelo professor Mário Luiz da Silva.
A escola foi uma das 10 vencedoras de um concurso realizado pela Fundação Nestlé, que buscava por projetos que promovessem práticas de atividades físicas, educação alimentar e nutricional.
A conquista de Caraguatatuba veio com a união de três projetos realizados no município: Boa Medida – que aborda boas práticas alimentares e vida saudável; Robótica na Escola – que busca integrar tecnologia à educação; e o projeto Horta Educativa, que além de ser um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas, colabora com o cardápio dos alunos.
Devido ao fechamento das unidades escolares por conta da pandemia, a continuidade da Horta em Movimento enfrentou um desafio, pois, temporariamente, não podia contar com seus principais colaboradores: os próprios alunos, que colocavam as “mãos na terra”. Mas com a ajuda de voluntários da Secretaria de Educação, que se engajaram às atividades, o trabalho pôde prosseguir e o resultado foi a colheita de hortaliças realizada nesta terça-feira (09/06).
Aproveitando a abertura da unidade escolar, para recebimento das atividades e atendimentos em geral, foi realizada a colheita, para que as verduras fossem entregues aos pais e alunos que buscaram atendimento na escola.
O responsável pela Horta Educativa, Fabio Henrique Paiva de Souza, explica a importância da horta no desenvolvimento escolar. “Sabemos que uma das melhores formas de promover a saúde é através da escola. Ao incentivar o cultivo de horta, transmitimos importantes conceitos para que as crianças valorizem o alimento, cuidem do solo e preservem os recursos naturais, como a água”, disse.
Com essa colheita, 20 kits com as hortaliças frescas, contendo verduras e temperos, foram montados e entregues à comunidade escolar.