Pacientes ostomizados tem setor exclusivo no CEM de Caraguatatuba
Caraguatatuba possui no Centro de Especialidades Médicas (CEM), um setor exclusivo para atender pacientes com ostomia. São pessoas que passaram por processo cirúrgico, eletivo ou emergencial e necessitaram da exteriorização de parte do sistema respiratório, digestório e urinário.
O processo de ostomia cria uma abertura artificial (orifício) entre órgãos internos e o meio externo para manutenção da vida. Especificamente, no setor do CEM, são atendidas pessoas com estomas de eliminação intestinais (colostomia) e urinários (urostomia), por condições traumáticas ou patológicas.
Para ser atendido pelo setor, o paciente entra em contato com o CEM e será agendado com a enfermeira, que irá avaliar a adequação do equipamento, promoção do autocuidado e orientação do cuidador. Em situações em que o paciente está acamado é agendada uma visita domiciliar. Até o momento estão cadastrados no serviço 83 pacientes.
O atendimento também consiste em um cadastro para aquisição dos materiais, que são disponibilizados através do Governo do Estado mensalmente, ou conforme necessidade, também é realizada a compra de material (adjuvantes) pelo município, para tratamento das complicações periestomal e complemento de alguns materiais. Os pacientes recebem alta do setor quando faz a cirurgia de reversão do estoma, mudança de município ou óbitos.
Segundo a enfermeira responsável pelo setor de pessoas ostomizadas, Márcia Anastácio, o objetivo deste atendimento exclusivo, é o acompanhamento, adaptação da pessoa – pois causa certa limitação e a melhora na qualidade de vida diante dessa fase, que pode ser temporária ou definitiva.
Os pacientes tem acesso ao serviço de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, com agendamento pelos telefones 3886-1200 / ramal 1247.