Orquestra Juvenil Heliópolis do Instituto Baccarelli estreia em Caraguatatuba com concerto gratuito

A Orquestra Juvenil Heliópolis, um dos principais grupos artísticos do Instituto Baccarelli, realizará um concerto imperdível no próximo sábado (20/07), às 18h, no Teatro Mario Covas em Caraguatatuba, com regência do maestro Paulo Galvão.
A entrada é gratuita, com retirada de ingressos 1 hora antes do concerto, e, para quem quiser contribuir com a frente de combate à insegurança alimentar, haverá o recolhimento de doações de alimentos não perecíveis.
O programa da noite promete uma experiência musical diversificada, começando com a ‘Fanfarra para um Homem Comum’, de Aaron Copland.
Em seguida, a orquestra interpretará integralmente a ‘Sinfonia nº 4 em Si bemol Maior, Op.60’, de Ludwig van Beethoven.
O concerto também destacará duas peças contemporâneas da compositora brasileira Juliana Ripke, ambas orquestradas pelo próprio maestro Paulo Galvão.
Para finalizar a noite com um toque de brasilidade, a Orquestra Juvenil Heliópolis interpretará ‘Dona Flor e Seus Dois Maridos’, de Francis Hime e Chico Buarque, com arranjo de Chiquinho de Moraes.
O concerto de Caraguatatuba, no Teatro Mario Covas, integra a temporada 2024 de apresentações do Instituto Baccarelli e conta com o apoio da EDP, que é uma das principais patrocinadoras desta apresentação.

Sobre o Instituto Baccarelli
O Instituto Baccarelli foi criado em 1996, após um gesto solidário do maestro Silvio Baccarelli (1931-2019), que decidiu fazer algo pelas famílias desamparadas após um incêndio na favela de Heliópolis. A missão de transformação e inclusão social por meio da educação começou com o ensino de música para 36 crianças. Hoje, o Instituto Baccarelli é uma das organizações sociais mais respeitadas do país e é responsável por 13 polos educativos da cidade de São Paulo – a escola de música em Heliópolis e as 12 unidades dos CEUs, os Centros Educacionais Unificados, que administra em gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade de São Paulo.
Além de atender 1.400 alunos anualmente, o Núcleo Heliópolis mantém quatro grupos artísticos – entre eles, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, primeira orquestra nascida em uma favela. Com direção artística de Isaac Karabtchevsky, decano da regência nacional, o trabalho de impacto social promovido em Heliópolis é um grande exemplo de sucesso em nosso país. Além das aulas, o núcleo conta com uma frente de Serviço Social para alunos e suas famílias, o Restaurante Baccarelli no combate à insegurança alimentar, e irá inaugurar o Teatro Baccarelli, a primeira sala de concertos em um território de favela.

Sobre a Orquestra Juvenil Heliópolis
Formada por 67 instrumentistas, a Orquestra Juvenil Heliópolis (OJH) é um dos grupos mais avançados do sistema de ensino musical desenvolvido pelo Instituto Baccarelli em sua sede, no núcleo Heliópolis. Com jovens com idades entre 14 e 25 anos, a Orquestra Juvenil Heliópolis é a primeira etapa do processo de profissionalização dos instrumentistas formados na escola — depois de completar o ciclo de ensino coletivo e preparatório, os jovens passam a estudar de forma individual e integram formações instrumentais, que têm como objetivo desenvolver suas habilidades em performances coletivas. Desde 2022, a Orquestra Juvenil Heliópolis tem como regente titular o maestro Paulo Galvão.
Parte da missão de democratização do acesso à música de concerto do Instituto Baccarelli, a Orquestra Juvenil Heliópolis se apresenta em importantes palcos, como Sala São Paulo, Theatro São Pedro, Centro Cultural São Paulo e Auditório MASP, entre outros. O grupo também já representou o Instituto em eventos notáveis, como os programas Criança Esperança (2011) e a III Conferência Global Sobre o Trabalho Infantil, realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Brasília.

Serviço:
Orquestra Juvenil Heliópolis – Paulo Galvão, regente
Data: 20 de julho de 2024
Horário: 18h
Local: Teatro Mario Covas, Avenida Goiás, 187, Indaiá – Caraguatatuba
Entrada: Gratuita (com retirada de ingressos 1 hora antes do início da apresentação)

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!