Óleo diesel vazado de navio no mar de São Sebastião chega às praias

Uma carga de óleo diesel vazou no mar de São Sebastião, nesta terça-feira (9/1). O incidente aconteceu durante a operação de carregamento de dois navios no Terminal Aquaviário Almirante Barroso, denominado operação “ship to ship”. O terminal é operado pela Transpetro, empresa subsidiária da Petrobras.

Segundo apuração do ROL, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que, o vazamento aconteceu na conexão de uma mangueira de abastecimento e, inicialmente, o produto ficou retido entre os dois navios. Parte do óleo diesel foi arrastado pela maré para o meio do canal de navegação, formando reflexos brilhantes na água, chamados de iridescência.

Na manhã desta quarta-feira (10/1) pescadores registraram o rastro de óleo no canal de São Sebastião. Veja.

A Cetesb orientou a Petrobrás/Transpetro a instalar barreiras de contenção no entorno dos navios. Ainda segundo a companhia, o volume vazado foi pequeno e a possibilidade de prejudicar a qualidade da água das praias da região é remota.

Técnicos da Agência Ambiental de São Sebastião afirmaram que a quantidade de produto vazado continua sendo estimada. O prefeito Felipe Augusto, postou nesta quinta-feira (11), nas suas redes sociais fotos das praias da Cigarras e Arrastão com borras de óleo.

Técnicos da SEMAM estão investigando o acidente ambiental.  Uma moradora de Caraguatatuba também registrou este vídeo onde mostra possível mancha de óleo na praia do Massaguaçu em Caraguatatuba. A Transpetro a pedido da Cetesb coletou amostras da borra encontrada nas praias para análise.

 

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!