Oficina de empregabilidade da CAEF de Caraguatatuba promove capacitação e oportunidades para egressos do sistema penitenciário
Evento realizado em parceria com instituições do município visa auxiliar a retomada da vida profissional para pessoas egressas
No último dia 7 de julho, a Central de Atenção ao Egresso e Família de Caraguatatuba, subordinada à Secretaria da Administração Penitenciária, realizou uma oficina de empregabilidade, em parceria com o Sebrae, Empreenda Já, Banco do Povo e o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) do município. O evento teve como objetivo principal promover a reintegração de pessoas egressas do sistema penitenciário no mercado de trabalho, oferecendo oportunidades de capacitação e empreendedorismo.
A primeira palestra, realizada pelo Coordenador do Sebrae, Cauê Rubio, e pelo assessor Gabriel Rodrigues, concentrou-se em ações voltadas ao reconhecimento das habilidades profissionais, qualificação profissional, trabalho e empreendedorismo. O intuito foi incentivar a criação de novos negócios e a geração de renda para a população egressa. Durante a palestra, foram abordados temas como persistência, gestão de riscos, formação de redes de apoio, investimento inicial, recolhimentos fiscais e estratégias para se manter atualizado diante do mercado de trabalho em constante evolução.
“Com essa iniciativa, a gente consegue aproximar mais essas pessoas das oportunidades que estão à disposição pelo empreendedorismo, que é um dos carros-chefes do desenvolvimento econômico, junto com o emprego formal”, destaca Cauê Rubio. Para ele, o grande diferencial do empreendedorismo para esse público é que ele pode ser uma importante alternativa de reinserção ao mercado de trabalho. “[A pessoa egressa] pode ter uma ideia de negócio, um projeto, e em cima disso pode ter sucesso sem depender de que alguém pesquise o histórico precedente dele. E a gente consegue, através da palestra, incentivar, fomentar e fazer com que eles enxerguem tudo isso, que é o mundo de negócios”, completa.
A palestra também apresentou propostas de modelos de negócios e métodos para identificar e explorar as aptidões de cada participante, visando estimular o empreendedorismo e a autonomia financeira.
De acordo com a Diretora Regional do Departamento de Atenção ao Egresso e Família, Heloyse Abrão de Camargo, as ações promovidas pela Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania e instituições parceiras são importantes para a reconstrução de um futuro promissor dos egressos. “São oferecidas oportunidades de trabalho e programas de apoio específicos para egressos, fortalecendo sua reinserção no mercado de trabalho. Auxiliamos na preparação de currículos, fornecemos informações sobre oportunidades de emprego, colaborando na busca por oportunidades de trabalho, promovendo capacitação, oferecendo suporte e combatendo preconceitos”, destacou.
Para a egressa Gilmara Silva, que já havia participado de uma oficina do Empreenda Já e hoje possui seu próprio negócio no ramo de banho e tosa de animais domésticos, a iniciativa tem uma grande relevância para auxiliar na retomada da vida profissional. “É muito importante porque somos olhados de modo excluído pela sociedade. Não temos tantas oportunidades como pessoas que não têm problemas com a justiça. Hoje eu tenho meu próprio negócio e sou feliz com isso. Aprendi dentro do presídio com o Empreenda Já, sou fruto desse projeto e desejo que ele prospere para sempre”.
Em seguida, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba conduziu uma roda de conversa com orientações sobre os serviços do PAT, elaboração de currículo, postura, linguagem e apresentação pessoal. Essas informações são essenciais para destacar-se em processos seletivos e entrevistas de emprego.
“É importante porque agora eles têm um foco, sabem onde procurar e têm um serviço que vai ajudá-los a voltar para o mercado de trabalho. É interessante minimizar os problemas e as dificuldades que eles enfrentam. Cada um tem sua história e muitos têm vergonha de falar sobre isso. É muito bom ver que eles estão encontrando caminhos e oportunidades para recomeçar”, destacou o representante do PAT, Luis Eduardo de Souza.
Como parte dessa iniciativa, foram disponibilizados ainda cursos de gastronomia em parceria com o Centro Paula Souza, bem como um curso de manutenção automotiva, oferecido pela Escola de Mecânica Automotiva. Essas capacitações visam ampliar as opções de qualificação profissional dos egressos e prepará-los para as demandas do mercado de trabalho. Ao todo, quatro turmas de egressos puderam aproveitar o conteúdo das oficinas.