Categories: Geral

Observatório da Violência da UNITAU e Polícia Civil realizam ações no mês que marca o Dia Internacional da Mulher

“Em 2023, Taubaté registrou um feminicídio. É claro que o nosso desejo é que esse tipo de crime deixe de existir. Em contrapartida, as denúncias de violências menos graves aumentaram, o que nos faz pensar que as mulheres estão mais conscientes e determinadas a romper o ciclo de violência assim que ela se manifesta. E isso é muito positivo, porque o risco dessas mulheres se tornarem vítimas de um crime mais grave é menor”.

A declaração da delegada da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Taubaté, Elisangela C. Cruz Estefano, reforça a importância das ações de conscientização sobre o tema. Por isso, o projeto de extensão Observatório da Violência, da Universidade de Taubaté (UNITAU), em parceria com a Polícia Civil, promove ações da campanha “Mulheres que Inspiram Outras Mulheres” neste mês de março, marcado pelo Dia Internacional da Mulher. O objetivo é estimular o combate à violência de gênero tão presente no ambiente doméstico.

No dia 7, das 14h às 17h, na Câmara de Taubaté, e no dia 8, das 14h às 22h, no Taubaté Shopping, alunas de Comunicação Social que integram o Núcleo de Fotografia da UNITAU, coordenado pelo Prof. Dr. João Rangel, vão produzir retratos de mulheres que farão parte de uma exposição virtual. O link será divulgado na página do projeto “Mulheres que Inspiram Outras Mulheres”. Alunos de Direito também participam da ação divulgando a cartilha do projeto, com orientações, e o documentário, que foi produzido com personagens da campanha e lançado em 2023.

Depois da Câmara, o painel temático usado como cenário para as fotos vai ficar disponível no Departamento de Ciências Jurídicas da UNITAU, para que a comunidade possa fazer registros pessoais e menções à campanha. E no dia 21 de março, o projeto faz uma ação especial de valorização de policiais e guardas municipais mulheres, que participam de uma sessão de fotos no estúdio da UNITAU. Os registros também farão parte da exposição virtual.

‘Mulheres que Inspiram Outras Mulheres’

Lançada em 2023, a campanha “Mulheres que inspiram outras mulheres” conta com uma exposição de fotografias que retratam vítimas que conseguiram romper o ciclo de violência, um documentário e uma cartilha com orientações sobre os tipos de agressões e informações da rede de atendimento à mulher nos municípios de Taubaté e Pindamonhangaba.

“A campanha ‘Mulheres que Inspiram Outras Mulheres’ tem ajudado muitas vítimas a superar a situação de violência. Porque quando a mulher está envolvida num contexto abusivo, ela acaba ficando muito vulnerável, muito fragilizada. E quando ela vê outra mulher que também passou por isso e conseguiu superar aquela situação, ela entende que ela também pode, que ela é forte e que existem outras perspectivas na vida dela. Isso dá um encorajamento para que ela consiga continuar a vida sem estar inserida na violência”,afirma a delegada da DDM, Elisangela C. Cruz Estefano.

Segundo a delegada, a iniciativa com o Observatório da Violência, coordenado pelo Prof. Esp. Daniel Estefano, ainda rendeu uma parceria com a UNITAU para apoio às vítimas de violência. Quando necessário, as mulheres são encaminhadas para o Departamento de Ciências Jurídicas da UNITAU, onde as questões relacionadas à visitação, à guarda e ao divórcio, por exemplo, são resolvidas de uma maneira rápida e eficaz. Em alguns casos, as assistidas recebem também atendimento psicológico, para que elas consigam se fortalecer e romper o ciclo de violência.

“Além disso, a DDM de Taubaté, em parceria com a UNITAU, também realiza campanhas educativas, visando a conscientização da população sobre a violência doméstica. Então, são realizadas palestras, rodas de conversas em escolas, ambientes públicos e ambientes privados. E nós também temos a cartilha que se encontra disponível no site da UNITAU”, lembra a delegada.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Chuva intensa coloca São Sebastião em estado de alerta e provoca quedas de árvores e falta de energia

São Sebastião entrou em estado de alerta neste fim de semana após registrar chuvas intensas…

15 horas ago

Defesa Civil de Ilhabela registra 30 quedas de árvore com chegada da frente fria

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Defesa Civil, informa que, devido à forte chuva…

15 horas ago

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros resgatam 12 pessoas em área alagada de Ubatuba

Famílias desalojadas na região do Taquaral estão abrigadas na EM José Simeão Conforme previsão da…

18 horas ago

Serra Antiga da Tamoios está temporariamente interditada por alto volume de chuvas

Fluxo está sendo feito pela Serra Nova com Operação Comboio A Concessionária Tamoios informa que,…

18 horas ago

TV Câmara estreia neste sábado o programa ‘A Cara de Caraguá’ para celebrar os 168 anos de Caraguatatuba

Em comemoração aos 168 anos de Caraguatatuba, comemorado dia 20 de abril, a TV Câmara…

1 dia ago

Jornalista é preso após descumprir medida protetiva em Ilhabela

A Polícia Civil de Ilhabela, por meio do Setor de Investigações, efetuou a prisão de…

1 dia ago