Obra do Novo Fórum de Caraguatatuba recebe visita técnica da Prefeitura, Judiciário e OAB
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, visitou nesta quinta-feira (17) as obras do novo Fórum construído no bairro Indaiá. Ele foi a convite da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e teve a oportunidade de se reunir com representantes do Judiciário local. Vereadores também estiveram presentes. A previsão da construtora responsável é que toda a estrutura – três pavimentos – seja entregue em um ano. A equipe trabalha, agora, na parte interna com instalações elétricas e hidráulicas, além da separação do setor administrativo, espaço das varas cíveis, salas de audiência e gabinetes dos magistrados, Defensoria Pública, Sala da OAB, além do Tribunal do Júri.
Durante a visita técnica foram apresentadas à comitiva as dependências e estágio de cada setor.
Construído em um terreno de quase oito mil metros quadrados doado pela Prefeitura, o novo fórum terá cerca de 4.400 m2, além do anexo para o Tribunal do Júri com mais 700 m2.
O prefeito Aguilar Junior destacou, como advogado, que a demora na conclusão das obras, que ficaram paradas por anos, já tornou alguns espaços obsoletos, como sala de xerox que nem será mais usada.
Em novembro do ano passado, Aguilar Junior esteve com o secretário da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Fernando José da Costa, reforçando a importância da conclusão das obras do novo Fórum para Caraguatatuba.
Como administrador público, ele reforça ser de suma importância o seu término porque o atual espaço não comporta mais o atendimento necessário. “Este novo fórum vai acolher melhor juízes, promotores, advogados, trabalhadores e usuários em geral, até porque nossa cidade vem crescendo e o fórum antigo tem mais de 50 anos, construído para uma realidade bem diferente”.
Após a entrega do novo Fórum, Aguilar Junior antecipa que a ideia é solicitar que o prédio atual fique com o município para que possa abrigar outros órgãos.
O presidente da OAB, Marcelo William, explicou que fez a solicitação da visita até para saber como estava o andamento das obras. “Nossa expectativa era que fosse entregue agora em junho e queríamos ver os espaços, mas, agora, vimos que não será possível. Mas estamos felizes, porque a sala da OAB está melhor que o esperado e vimos que a obra está fluindo”.
Atualmente, o Fórum de Caraguatatuba tem cerca de 150 funcionários e abriga três varas cíveis e uma criminal, que possuem mais de 65 mil processos. Ele conta ainda com o Juizado Especial Cível (JEC) e o Juizado Especial Criminal (Jecri).