Número de atendimentos das UPAs na primeira semana de fevereiro é 56% menor do que o mesmo período em janeiro
A Secretaria de Saúde tem notado nos últimos dias uma queda do número de atendimentos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba.
No mês passado, o expressivo número estava relacionado aos pacientes com sintomas gripais ou Covid-19. Em janeiro de 2022, Caraguatatuba registrou 3.545 novos casos da doença.
Segundo a Secretaria de Saúde, entre os dias 1º e 6 de janeiro, as UPAs registraram 11.723 atendimentos. No mesmo período de fevereiro, o número foi de 5.044. Uma queda significativa de 56%.
As taxas de ocupação entraram em estabilidade. Hoje, a cidade tem 52% dos seus leitos de UTI ocupados e 24% de enfermaria.
Esses leitos estão instalados no Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), sendo 20 de UTI e 20 de enfermaria; na Casa de Saúde Stella Maris (CSSM), sendo 20 de UTI e 5 de enfermaria; e na UPA Central, sendo 20 com suporte ventilatório e 80 de enfermaria.
Mesmo com a redução do número de atendidos, a Prefeitura de Caraguatatuba reforça que é importante a colaboração da população para evitar um possível aumento. Por isso, os protocolos sanitários devem ser mantidos e a vacinação contra a Covid-19 precisa estar em dia.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, desde o início da pandemia até esta segunda-feira (7), Caraguatatuba já confirmou 28.246 casos de Covid-19. Desse total, 4.043 são de outros municípios. O número total de óbitos confirmados do município é de 468.
Os dados da Covid-19 são atualizados diariamente no site da Prefeitura de Caraguatatuba no ‘Boletim Epidemiológico’ pelo link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2021/11/boletim-covid-19-atualizacao-diaria-as-14h/.